Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33943
Type: Tese
Title: Abordagens plurais das línguas no ensino fundamental: experiência piloto com pré-adolescentes de uma escola pública de Belo Horizonte
Other Titles: Pluralistic approaches of languages in middle school: pilot experience with pre-adolescents from a public school in Belo Horizonte
Authors: Érica Sarsur Câmara
First Advisor: Christian Jean-Marie Régis Degache
First Referee: Selma Alas Martins
Second Referee: Leandro Rodrigues Alves Diniz
Third Referee: Daniela Akie Hirakawa
metadata.dc.contributor.referee4: Selma Alas Martins
metadata.dc.contributor.referee5: Sandra Garbarino
Abstract: Este trabalho se situa no campo da didática do plurilinguismo e tem como norte as abordagens plurais para o ensino de línguas e culturas, especificamente, o despertar para as línguas (éveil aux langues) e a intercompreensão entre línguas românicas. Essas abordagens contribuem para o desenvolvimento dos aprendizes nos campos dos saberes, das atitudes e das aptidões, favorecendo a tomada de consciência de sua realidade linguística e ampliando a abertura em relação à alteridade. O objetivo desta pesquisa foi investigar os efeitos das abordagens plurais na formação integral de pré-adolescentes de meio socioeconômico desfavorecido. Para tal, foi elaborado um projeto-piloto, intitulado “Ler o mundo”, com base nas abordagens plurais, para o público do 6° ano do ensino fundamental de uma escola pública situada na fronteira de um aglomerado subnormal de Belo Horizonte. Os dados analisados nesta pesquisa-ação são oriundos de dois questionários, um respondido pelos alunos e outro pelos professores; da produção dos alunos nas atividades realizadas em sala; de entrevistas semiestruturadas, realizadas com os grupos de alunos; e do Diário reflexivo da professora. Esses dados foram analisados segundo o modelo da análise de conteúdo, com o suporte da análise temática e da enunciação. Foram feitos três tipos de análises. O primeiro focaliza os benefícios do projeto-piloto para a formação integral dos alunos e aponta resultados positivos e a tomada de consciência, pelos alunos, dos elementos que influenciam seu processo de aprendizagem. O segundo se organiza sobre a base de onze categorias, organizadas em três campos: saberes, atitudes e aptidões. Os resultados apontam para mudanças positivas na maior parte dos alunos que participaram do projeto. Também foram identificadas questões complexas que interferem no comportamento dos alunos na escola, o que evidencia a importância de se estabelecer diálogo mais estreito entre a escola e os dispositivos da Rede de Proteção à Criança e Adolescente da cidade. O terceiro tipo de análise se dedicou à verificação comentada da adequação das atividades propostas ao contexto da experimentação e da sua relação com o conjunto de descritores de recursos apresentados no quadro de referência para as abordagens plurais das línguas e culturas (CARAP). As atividades se mostraram adequadas, e há diferentes caminhos de aprofundamento e melhoria da forma de apresentá-las e conduzi-las. O trabalho trouxe contribuições práticas para o campo da didática do plurilinguismo, na medida em que apresenta um dispositivo estruturado e comentado, passível de ser utilizado em outros contextos escolares. Também trouxe contribuições teóricas, na medida em que propõe a inclusão de duas seções de descritores de recursos no CARAP: conhecimentos gerais e de mundo (campo dos saberes) e saber mediar conhecimento (campo das aptidões). Este trabalho corrobora os efeitos positivos das abordagens plurais para os aprendizes apontados por trabalhos anteriores realizados em diversos países e se apresenta como um contributo para fortalecer esse campo de estudos no contexto brasileiro.
Abstract: This work is in the field of didactics of plurilingualism and is guided by pluralistic approaches to the teaching of languages and cultures, specifically, the awakening to languages (éveil aux langues) and the intercomprehension between Romanic languages. Pluralistic approaches contribute to the development of apprentices in the fields of knowledge, attitudes and skills, favouring awareness of their linguistic reality and expanding openness towards otherness. The aim of this research was to investigate the effects of pluralistic approaches on the integral formation of pre-adolescents from disadvantaged socioeconomic backgrounds. To this end, a pilot project was prepared, entitled “Reading the world”, based on pluralistic approaches, for the public of the 6th year of middle school in a public school located on the border of a subnormal agglomerate in Belo Horizonte. The data analysed in this action-research comes from two questionnaires, one answered by the students and the other by the teachers; student production in classroom activities; semi-structured interviews, carried out with groups of students; and the teacher's reflective diary. These data were analysed according to the content analysis model, with the support of thematic analysis and enunciation. Three types of analysis were performed. The first focuses on the benefits of the pilot project for the integral formation of students and points out positive results and the awareness, by students, of the elements that influence their learning process. The second is organized on the basis of eleven categories, organized in three fields: knowledges, attitudes and skills. The results point to positive changes in most of the students who participated in the project. Complex issues that interfere with students' behaviour at school were also identified, which highlights the importance of establishing a closer dialogue between the school and the institutions of the city's Child and Adolescent Protection Network. The third type of analysis was dedicated to the commented verification of the adequacy of the proposed activities to the context of experimentation and its relationship with the set of resource descriptors presented in the framework of reference for pluralistic approaches to languages and cultures (FREPA). The activities proved to be adequate, and there are different ways of deepening and improving the way of presenting and conducting them. The work brought practical contributions to the field of didactics of plurilingualism, as it presents a structured and commented device, which can be used in other school contexts. It also brought theoretical contributions, insofar as it proposes the inclusion of two sections of resource descriptors in the framework of reference for pluralistic approaches to languages and cultures (FREPA): general and world knowledge (field of knowledge); knowing how to mediate knowledge (field of skills). This work corroborates the positive effects of pluralistic approaches for apprentices pointed out by previous works carried out in several countries and presents itself as a contribution to strengthen this field of studies in the Brazilian context.
Subject: Linguagem e línguas – Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Aquisição da segunda linguagem
Bilinguismo
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33943
Issue Date: 9-Jul-2020
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_ÉricaSarsurCâmara.pdf11.42 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons