Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44914
Type: Monografia (especialização)
Title: Educação ambiental e extensão: oficinas de sensibilização com ênfase nos resíduos sólidos
Authors: Patrícia Conceição Medeiros
First Advisor: Júlia Ferreira da Silva
Abstract: A preocupação com o meio ambiente não é recente, mas foram nos últimos anos que essa temática ganhou notoriedade e ubiquidade, envolvendo tudo e todos. O que tornou imperativo difundir ações de sensibilização ambiental dentro e fora dos espaços escolares. Assim, este trabalho representa um recorte do Projeto de Sustentabilidade Ambiental que objetivou ampliar as ações que promovam práticas de conscientização/sensibilização com ênfase no descarte dos resíduos sólidos no âmbito de atuação do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Para efeito de elaboração desse artigo delimitou-se o IFNMG/Campus Januária. O estudo trata-se de uma pesquisa exploratória e de abordagem quali-quantitativa. Na primeira etapa ocorreu a apresentação do projeto para a comunidade por meio de palestras e vídeos. Em um segundo momento, foram realizadas atividades práticas para a comunidade interna e externa da instituição, através de oficinas: compostagem doméstica; sabão com aproveitamento do óleo usado e arte com resíduos sólidos. Nas oficinas internas foi aplicado um questionário semi-estruturado para um terço dos participantes, a fim de levantar informações sobre a percepção ambiental dos alunos. Entre os avanços apresentados pelo projeto, podem ser citados resultados expressivos, como: aumento da cooperação entre os campi do IFNMG; capacitação de multiplicadores e parceiros para o processo de educação, sensibilização e conscientização da população sobre a importância de repensar os hábitos de consumo e de redução, reutilização e reciclagem dos recursos do meio ambiente, especialmente dos resíduos sólidos; integração do ensino, pesquisa e extensão como forma de estimular e sensibilizar estudantes da instituição, com destaque para a atuação nas comunidades; levantamento de informações sobre a percepção ambiental dos alunos, dentre outros. Ressalta-se a importância da continuidade e ampliação do projeto dada a complexidade e abrangência da temática para que o mesmo promova a mudança efetiva de atitude necessária.
Abstract: The concern with the environment is not recent, but it was in recent years that this theme gained notoriety and ubiquity, involving everything and everyone. Which made it imperative to disseminate environmental awareness actions inside and outside school spaces. Thus, this work represents an excerpt of the Environmental Sustainability Project, which aimed to expand actions that promote awareness/sensitization practices with an emphasis on the disposal of solid waste within the scope of the Federal Institute of Northern Minas Gerais. For the purpose of preparing this article, the IFNMG/Campus Januária was defined. The study is an exploratory study with a qualitative and quantitative approach. In the first stage, the project was presented to the community through lectures and videos. In a second step, practical activities were carried out for the institution's internal and external community, through workshops: domestic composting; make soap with used oil and art with solid residues. In the internal workshops, a semi-structured questionnaire was applied to one third of the participants, in order to gather information about the environmental perception of the students. Among the advances presented by the project, expressive results can be cited, such as: increased cooperation between IFNMG campuses; training multipliers and partners for the education, sensitization and awareness of the population about the importance of rethinking consumption habits and reducing, reusing and recycling environmental resources, especially solid waste; integration of teaching, research and extension as a way of stimulating and sensitizing students at the institution, with emphasis on activities in the communities; gathering information about the students' environmental perception, among others. The importance of the continuity and expansion of the project is emphasized given the complexity and scope of the theme so that it promotes the effective change in the necessary attitude.
Subject: Meio Ambiente
Resíduos Sólidos
Compostagem
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Recursos Hídricos e Ambientais
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/44914
Issue Date: 27-Oct-2020
Appears in Collections:Especialização em Recursos Hídricos e Ambientais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TFE_Especialização RH e Ambientais.pdf557.92 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons