Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48291
Type: Monografia (especialização)
Title: Portfólio: propostas de uso de tecnologias digitais em sequências didáticas
Other Titles: Portfolio: proposals for using digital technologies in didactic sequences
Authors: Raquel Daniele Dias
First Advisor: Ana Cristina Ribeiro Vaz
First Referee: Santer Alvares de Matos
Abstract: O presente trabalho tem como objeto de pesquisa a reflexão sobre e a produção de estratégias de intervenção pedagógica, utilizando-se de sequências didáticas que visam possibilitar o uso de tecnologias de informação e comunicação dentro das salas de aula, durante o processo de ensino e de aprendizagem de estudantes da Educação Básica. A monografia é resultado de produções desenvolvidas durante o "Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0", promovido e oferecido pelo Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais. Durante a elaboração de cada Sequência Didática foram detalhados procedimentos e ações, de modo a possibilitar os docentes que utilizarem tal Sequência a entrarem em contato com tecnologias digitais, entenderem seu funcionamento, bem como as possibilidades de aplicação durante o trabalho em sala de aula com conteúdos curriculares. Todas as Sequências foram elaboradas tendo como foco áreas deconhecimento das Ciências da Natureza: Preservação das Árvores; Efeito Estufa; Estações do Ano e Movimentos da Terra; Sistema Digestório e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Ferramentas digitais, como os aplicativos Canva e StoryTelling ; o software “O Efeito Estufa”; o YouTube e o Instagram foram explorados na elaboração de cada uma das Sequências, bem como foram gerada informações de utilização sobre os conteúdos trabalhados, sobre os recursos utilizados, o tempo estimado necessário, o ano escolar mais adequado à aplicação, além de sugestões de estratégias de avaliação. Diante do exposto, todas as Sequências Didáticas aqui apresentadas visaram propiciar aos docentes condições para que alguns conteúdos possam ser trabalhados em sala de aula, tendo a Educação 3.0 como foco e pano de fundo. Além disso, espera se que o presente trabalho possa oferecer um roteiro inspirador para que novas sequências didáticas sejam produzidas, onde se tratariam de temas e disciplinas mais diversos, não apenas as Ciências Naturais e a Biologia.
Abstract: The present work has as research object the reflection and production of pedagogical intervention strategies, using didactic sequences, which aim to make possible the use of information and communication technologies inside classrooms, during the teaching and learning process of students in Basic Education. This monograph is the result of productions developed during the "Specialization Course in Digital Technologies and Education 3.0", promoted and offered by the Pedagogical Center of the School of Basic and Professional Education of the Federal University of Minas Gerais. During the elaboration of each Teaching Sequence, procedures and actions were detailed in order to enable teachers who use it to get in touch with digital technologies, to understand their functioning, as well as the possibilities of application during work in the classroom with curricular content. All Sequences were elaborated with a focus on areas of knowledge of the Natural Sciences: Preservation of Trees; Greenhouse effect; Seasons and Earth Movements, Digestive System and Sexually Transmitted Infections. Digital tools like the Canva and StoryTelling apps; the software “The Greenhouse Effect”; YouTube and Instagram were explored in the elaboration of each of the Sequences, as well as this work produced usage information about the contents worked on, the resources used, the estimated time needed, the most appropriate school year for the application, in addition to suggestion of evaluation strategies. Given the above, all the Didactic Sequences presented here aimed to provide teachers with conditions so that some content could be worked on in the classroom, with Education 3.0 as the focus and background. In addition, it is expected that the present work can offer an inspiring script for new sequences to be produced, dealing with the most diverse themes and disciplines, not just Natural Sciences and Biology.
Subject: Sequências didáticas
Ciências - Estudo e ensino
Educação tecnológica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48291
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Raquel Daniele Dias.pdf2.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.