Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51441
Type: Monografia (especialização)
Title: Preconceito e variação linguística: projeto de ensino a partir de variações linguísticas em contos orais do Vale do Jequitinhonha - MG
Authors: Cleomar Poletto
First Advisor: Luciana de Oliveira Silva
First Referee: Carolina Moura
Second Referee: Francis Arthuso Paiva
Abstract: O projeto ora apresentado irá desenvolver procedimentos e processos que objetivam colocar alunos e professores em contato investigativo com a temática da variação linguística numa perspectiva empírica, no qual a experieência e observação serão bases para comprovação e aferição da teoria de William Labov, segundo o qual existe dentro dos processos de variação uma heterogeneidade, contudo ordenada. Assim, de acordo com a visão variacionista Laboviana, a língua agrega possibilidades inerentes de variação, contudo possível de estruturação de acordo com a competência dos falantes. O fenômeno a ser observado (variação linguística) encontra-se num córpus de narrativas orais gravadas pelo Projeto Quem Conta Um Conto Aumenta Um ponto. Para facilitar os processos, as narrativas transcritas se encontram respectivamente nos anexos 01, 02 e 03 do texto e os contos em formato de áudio MP3 estão referenciados em links que poderão ser acessados por meio de tecnologias móveis. O projeto desenvolve-se em etapas que irão se sobrepondo até chegar num produto final onde alunos e professores poderão partir do campo da observação para chegar a um produto final em que ocorrerá a descrição do fenômeno variação linguística. Tais etapas, acredita-se, colocará alunos e professores num caminho de construção de conhecimento, onde parte-se da observação para posterior aferição de hipóteses com múltiplas possibilidades de descrição da variação linguística.
Abstract: The project presented here will develop procedures and processes that aim to put students and teachers in investigative contact with the theme of linguistic variation from an empirical perspective, in which experience and observation will be the basis for proving and measuring William Labov's theory, according to which there is within the processes of variation a heterogeneity, however ordered. According to the Labovian variationist view, the language aggregates inherent possibilities of variation, however possible of structuring according to the competence of the speakers. The phenomenon to be observed (linguistic variation) is found in a corpus of oral narratives recorded by the Project Who Tells a Tale Increases a Point. To facilitate the processes, the transcribed narratives are found respectively in annexes 01, 02 and 03 of the text and the stories in MP3 audio format are referenced in links that can be accessed through mobile technologies. The project is developed in stages that will overlap until reaching a final product where students and teachers will be able to depart from the field of observation to reach a final product in which the linguistic variation phenomenon will be described. Such steps, it is believed, will put students and teachers on a path of building knowledge, where one starts from observation for later verification of hypotheses with multiple possibilities for describing linguistic variation.
Subject: Língua portuguesa - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/51441
Issue Date: 23-Jan-2023
Appears in Collections:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC final Cleomar Poletto.pdfTrabalho de Conclusão de Curso: Variação Linguística556.18 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons