Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53319
Type: Monografia (especialização)
Title: Autismo, escola e pandemia : algumas considerações
Authors: Andréia Cristina Pereira
First Advisor: Adriana Araújo Pereira Borges
First Referee: Luiza Pinheiro Leão Vicari
Second Referee: Joana da Costa Ribeiro
Abstract: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que está presente desde a primeira infância, acarretando prejuízos nos campos da comunicação e da interação social, além da presença de comportamentos repetitivos. Embora os autistas tenham garantia de acesso às escolas regulares, questões relativas à aprendizagem ainda são um desafio. Em 2020 estes desafios foram elevados, pois o distanciamento social causado pela pandemia da COVID 19, provocou o fechamento das escolas. Alunos autistas e familiares tiveram que se adaptar às aulas no ambiente on-line. Esse artigo discute, a partir de uma pesquisa bibliográfica e de outros materiais como as lives, realizadas na pandemia, a discussão feita pelos profissionais e as orientações que foram produzidas em relação ao processo de escolarização dos alunos com autismo no período. O estudo permitiu concluir que o período pandêmico repercutiu negativamente na escolarização de todos os alunos, mas os autistas foram ainda mais impactados.
Subject: Autismo
Escolas
COVID-19 Pandemia, 2020
Educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53319
Issue Date: 30-Apr-2022
Appears in Collections:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO AUTOARQUIVAMENTO..pdf486.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.