Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53981
Type: Monografia (especialização)
Title: Aquecimento global: TDICs, cidadania e ampliação de repertório vocabular em língua inglesa
Authors: Amanda Tiago de Sousa
First Advisor: Junot de Oliveira Maia
First Referee: Érika Amâncio Caetano
Second Referee: Marina Morena dos Santos e Silva
Abstract: Nas escolas, em geral, há grande dedicação aos aspectos gramaticais de uma língua estrangeira, relegando o ensino de vocabulário ao segundo plano. Diante disso, este projeto tem como principal propósito aumentar as possibilidades de aquisição e de ampliação de repertório vocabular dos alunos do Ensino Médio por meio das tecnologias digitais. O projeto Aquecimento Global: TDICs, cidadania e ampliação de repertório vocabular em língua inglesa pretende incentivar que os estudantes pesquisem, leiam e consigam selecionar informações e avaliar, de maneira crítica, a qualidade e a pertinência daquilo que está nos textos digitais, compartilhando informações com seus colegas e promovendo situações de aprendizagem cooperativa. Rubricas serão utilizadas para obter indicadores de avaliação mais precisos e transparentes, com autoavaliação do envolvimento e da participação do aluno durante a execução do projeto. A partir das discussões e leituras, ao final, os alunos produzirão um post, que será apresentado para turma, e publicado em uma rede social. Nas atividades propostas, serão contempladas habilidades como ler, analisar, explicar, interpretar, comentar, elaborar apresentação oral, bem como utilizar adequadamente as tecnologias digitais em práticas situadas.
Abstract: In general, teachers dedicate too much time to grammar when teaching a foreign language, relegating vocabulary to the background. Therefore, the main purpose of this project is to increase the possibilities of acquiring and expanding the vocabulary repertoire of high school students through digital technologies. Global Warming: ICTDs for raising awareness and expanding vocabulary repertoire in English intends to encourage students to research, read, and be able to select information and critically assess the quality and relevance of what is in online texts, sharing information with peers which promotes cooperative learning. Rubrics will be used to obtain precise and transparent assessment indicators, by the students self-assessing their involvement and participation during project execution. To conclude from the discussions and readings, the students will produce a post that will be presented to the class, and it will be published on social media. The proposed activities will include skills such as reading, analyzing, explaining, interpreting, commenting, preparing an oral presentation, as well as properly using digital technologies in specific social practices.
Subject: Línguas - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/53981
Issue Date: 3-Feb-2022
Appears in Collections:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_Amanda Tiago de Sousa.pdf4.68 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons