Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53985
Type: Monografia (especialização)
Title: Discutindo a língua inglesa como língua franca
Authors: João Fabricio Gavião Fragoso Junior
First Advisor: Luciana de Oliveira Silva
First Referee: Érika Amâncio Caetano
Second Referee: Marina Morena dos Santos
Abstract: Este Projeto Didático-Pedagógico é destinado para alunos a partir do 1° ano do Ensino Médio da rede pública ou privada e traz como questão orientadora “Como a língua inglesa alcançou o status de língua franca global?” afim de provocar os alunos a refletir e discutir sobre a evolução da língua inglesa no Brasil e em outras partes do mundo, a partir do conceito de língua franca, de como se deu a interação da língua inglês em outros lugares do mundo e as diferentes perspectivas sobre o papel da língua inglesa como imperialista, neutra ou democráticas. A justificativa do projeto encontra-se na importância que o ensino/aprendizagem de língua inglesa, seu grau de inserção em nossa sociedade e sua abrangência global, no desenvolvimento de competências que equipem os alunos a assumir uma atitude crítica e consciente em relação ao aprendizado de língua estrangeira e interações transculturais, e ,finalmente, na evidencia do crescimento das interações que o ciberespaço promove entre indivíduos de diferentes culturas, criando conhecimento, seja utilizando o inglês como língua franca, seja utilizando uma abordagem multilingualista. A infraestrutura requerida prevê pelo menos um computador com acesso a internet para cada grupo de alunos, que poderão utilizar seus próprios dispositivos para acessar as ferramentas digitais requeridas: Paper.li e Voki.
Abstract: This Didactic-Pedagogical Project targets high school students from public or private schools and presents as guiding question “How the English Language reached the status of Global Língua Franca?” in order to provoke students to reflect and discuss about the evolution of the English Language in Brazil and in other parts of the globe, the concepts of Lingua Franca, the interaction of the English Language in other regions and different perspectives of the role of the English Language as imperialist, neutral or democratic. The justification for the Project can be found: i) in the importance of the English Language teaching/learning, its insertion in our society and its global reach, also; ii) in the development of competences that enable students to carry a critical attitude and to be aware of the relation of English Language learning and transcultural interaction, and finally, iii) in the evidence of the growth of cyberspace interactions among individuals from different cultures, creating knowledge and using the English Language as Lingua Franca or in a multilinguist approach. The infrastructure requires at least on computer per group of students, who may use their own devices to access the required digital tools: Paper.li and Voki.
Subject: Língua inglesa - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação (EAD)
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53985
Issue Date: 4-Feb-2022
Appears in Collections:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOAO FABRICIO GAVIAO FRAGOSO JUNIOR - DISCUTINDO A LÍNGUA INGLESA COMO LÍNGUA FRANCA.pdf2.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.