Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61451
Type: Tese
Title: As encarnações da violência caracterizada com totalitária em Der Fuchs war damais schon der Jäger, Herztier e Heute wär ich mir lieber nicht begegnet
Authors: Samia Tavares de Souza
First Advisor: Élcio Loureiro Cornelsen
First Referee: Georg Otte
Second Referee: Volker Karl Lothar Jaeckel
Third Referee: Rosani Úrsula Ketzer Umbach
metadata.dc.contributor.referee4: Tercio Loureiro Redondo
Abstract: Nesta Tese nos dedicaremos ao estudo das representações da violência presentes em três romances da escritora Herta Müller, no caso, as obras intituladas Der Fuchs war damals schon der Jäger, Herztier e Heute wär ich mir lieber nicht begegnet, mais especificamente daquela caracterizada como totalitária. Para isto buscamos, além de tecer uma análise individual desses romances, a fim de determinar como a violência totalitária é abordada em cada um deles, também realizaremos um trabalho comparativo entre eles, com o objetivo de elucidar como esses se relacionam uns com os outros em termos de suas semelhanças e suas diferenças. Igualmente não deixamos de abordar nessa presente Tese alguns dos aspectos que se configuram como sendo os mais gerais da estética da obra mülleriana, na medida em que esses também são importantes para a compreensão da escrita da autora e não deixam fazer parte dos romances que fazem parte do nosso corpus. Do mesmo modo, uma vez que estes três romances müllerianos têm como foco o totalitarismo romeno durante o período em que esse tinha como governante a figura de Nicolae Ceauşescu (1965-1989), igualmente o abordaremos em nossa Tese, especialmente no que tange a atuação de sua polícia secreta, nos baseando para isso em uma ampla fortuna crítica, produzida por teóricos como Dennis Deletant (1999/2006/2006a) Vladmir Tismaneanu (2003), Katherine Verdery (2014), Hannah Arendt (2009), dentre outros. Para além disso nos basearemos sobremodo para redigir essa Tese na complexa fortuna crítica produzida sobre a autora por diversos teóricos, tais como Nobert Otto Eke (2002, 2013, 2016, 2017), Paola Bozzi (2005, 2013, 2017), Brigid Haines (2011, 2013), Lyn Marven (2005, 2011, 2013, 2013a), e ainda vários outros, e também em outras produções de Herta Müller, como, por exemplo, ensaios, entrevistas e palestras, que tomaremos como um contraponto para discutir vários elementos presentes em seus romances, uma vez que Müller (2009, p. 21) afirma que sua obra seria autoficcional.
Abstract: In this thesis, we aim to study the representations of the violence present in three novels written by the author Her ta Müller, Der Fuchs war damals schon der Jäger, Herztier and Heute wär ich mir lieber nicht begegnet, especially that characterized as being totalitarian. For this purpose, we will, in addition to making an individual analysis of each one of the novels, also make a comparative study of them in order to show the relations they establish between each other in terms of their similarities and differences. In the same way, we will also address some of the more general aspects of Herta Müller’s aesthetic, since they are equally important for the comprehension of her writing and are also an integral part of the novels that make up our corpus. On the same vein, since these three Herta Müllers novels have their focus on Romanian totalitarianism during the period in which it had the figure of Nicolae Ceauşescu as a ruler, we will also address it in our thesis, especially in relation to the acts of the Romanian secret police, having as our base the critical work of many authors such as Dennis Deletant (1999, 2006, 2006a) Vladmir Tismaneanu (2003), Katherine Verdery (2014), and Hannah Arendt (2009), among others. Beyond that, we will also base the writing of our thesis on many critical works of other theorists that are dedicated to Müllers oeuvre, such as Nobert Otto Eke (2002, 2013, 2016, 2017), Paola Bozzi (2005,2013,2017), Brigid Haines (2011, 2013), and Lyn Marven (2005, 2011, 2013, 2013a), among many others, and also on other works from Herta Müller herself, such as, for example, her essays, interviews, and speeches, that we take as a counterpoint to discuss many elements of her novels, since Müller (2009, p. 21) indicates her works as being autoficcional.
Subject: Müller, Herta, 1953- – Fuchs war damals schon der Jäger – Crítica e intepretação
Müller, Herta, 1953- – Herztier – Crítica e interpretação
Müller, Herta, 1953- – Heute wär ich mir lieber nicht begegnet – Crítica e interpretação
Ficção alemã – História e crítica
Violência na literatura
Totalitarismo na literatura
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/61451
Issue Date: 25-Aug-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.