Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62160
Type: Tese
Title: Um método analítico-comportamental para desenvolvimento de comportamentos empreendedores : processos de sistematização e avaliação dos efeitos
Other Titles: An analytical-behavioral method for the development of entrepreneurial behaviors : processes of systematization and evaluation of effects
Authors: Marina Mendonça de Sousa
First Advisor: Edson Massayuki Huziwara
First Co-advisor: Maycoln Lêoni Martins Teodoro
First Referee: Ana Luiza Lara de Araújo Burcharth
Second Referee: Francisco José Espósito Aranha Filho
Third Referee: Silvia Miranda Amorim
metadata.dc.contributor.referee4: Cristiane Kruger
Abstract: O empreendedorismo tem sido foco de atenção de pesquisadores, de órgãos de políticas públicas, bem como da população em geral. Os estudos relacionados ao empreendedorismo ou à educação empreendedora têm apresentado dados relevantes e um consenso: os impactos gerados por essa atividade são determinantes para o desenvolvimento econômico e social de qualquer sociedade. Em geral, países economicamente desenvolvidos apresentam taxas superiores tanto na quantidade quanto na diversidade de atividades empreendedoras quando comparado a países menos desenvolvidos, evidenciando a importância de oferecer mais recursos e mais suporte para as suas populações. Sendo assim, o objetivo principal da presente tese foi sistematizar e avaliar um método comportamental que pudesse potencializar o desenvolvimento de aspectos comportamentais dos empreendedores em processo de educação empreendedora. Esse objetivo foi alcançado por meio de três artigos. A revisão sistemática, primeiro estudo realizado, demonstrou que os programas de educação empreendedora investigados apresentaram heterogeneidade em praticamente todos elementos que os compõem, como por exemplo, conteúdos oferecidos, tempo de duração, formato dos encontros, entre outros. Entre os objetivos encontrados, destacaram-se os relacionados ao aumento de intenção empreendedora, aumento de habilidades e competências para empreender, aumento de conhecimentos específicos, aumento de empresas e crescimento nas empresas já existentes. Contudo, percebeu-se uma ausência de intervenções que fossem especificamente direcionadas para desenvolvimentos de aspectos comportamentais. Nessa mesma direção, o segundo artigo da presente tese, buscou sistematizar um método que pudesse fornecer intervenções comportamentais direcionadas por objetivos específicos identificados na dimensão comportamental do empreendedorismo. Para isso utilizou-se de um banco de dados sobre intervenções que foram realizadas em programas de educação empreendedora e cedidos por uma empresa de consultoria especializada no tema. A partir desses dados, três estudos foram necessários, em que no primeiro buscou-se a validação de que o referencial teórico direcionador das intervenções comportamentais havia sido a Análise Experimental do Comportamento. O segundo caracterizou os aspectos comportamentais e os formatos interventivos dos programas. E o terceiro, sistematizou o método denominado de Método Analítico-Comportamental Troposlab (MACT). E como resultado dos três estudos obteve-se 39 itens interventivos divididos em quatro categorias (i.e., desafios, tarefas, objetivos e resultados comportamentais) e sugestões referentes a público-alvo, tempo de duração, número de encontros, ferramentas e treinamento para mentores. Na sequência, o terceiro artigo foi realizado para investigar os efeitos comportamentais de tal método em intraempreendedores atuantes em contextos de educação empreendedora. Teve como público-alvo colaboradores de uma Fundação Hospitalar que possuíam projetos internos de empreendedorismo em fase inicial. O delineamento de pesquisa empregado foi quase-experimental e contou com 32 pessoas, divididos em 9 grupos formados por três ou quatro pessoas. As medidas de desfecho foram: potencial empreendedor e intenção empreendedora (Escala de Potencial Empreendedor); flexibilidade psicológica (AAQ-II) e resiliência (BRS-BR). Foi utilizado, ainda, um questionário sociodemográfico para caracterização da amostra e um questionário de caracterização da experiência com o programa. Os resultados indicaram diferenças estatisticamente significativas de média entre os momentos pré e pós-intervenção para seis dos desfechos avaliados, a saber: intenção de empreender, oportunidade, planejamento, metas, potencial empreendedor total e flexibilidade psicológica. E ainda, a maioria das categorias avaliadas pelo questionário de satisfação da experiência obteve respostas “satisfeito” ou “muito satisfeito”. Sendo assim, com os resultados obtidos, conclui-se que o trabalho de construção e/ou sistematização de intervenções que treinam habilidades de forma direta parecem promover resultados significativos no ganho dessas habilidades e devem ser compreendidos como alternativas interessantes. Além disso, outros estudos e outros métodos podem ser construídos com o objetivo de treinar os aspectos comportamentais de forma direta. Por fim, entende-se que este trabalho contribui para a produção científica na área de empreendedorismo e que seus resultados proporcionam reflexões sobre a importância de desenvolver os aspectos comportamentais de forma sistemática e durante os processos de educação empreendedora.
Abstract: Entrepreneurship has garnered significant attention from researchers, public policy organizations, and the general population. Studies related to entrepreneurship or entrepreneurial education have presented compelling data and a consensus: the impacts generated by this activity are crucial for the economic and social development of any society. Generally, more developed countries have exhibited higher rates of entrepreneurial activities in terms of quantity and diversity when compared to less developed countries, highlighting the importance of providing more resources and support to the latter. Therefore, the main objective of this thesis was to systematize and evaluate a behavioral method that could enhance the development of behavioral aspects of entrepreneurs undergoing entrepreneurial education. This objective was achieved through three studies. The systematic review conducted in this study demonstrated that the investigated entrepreneurial education programs exhibited heterogeneity in nearly all their components, such as the content offered, duration, format of meetings, among others. Among the identified objectives, those related to increasing entrepreneurial intention, enhancing entrepreneurial skills and competences, expanding specific knowledge, fostering new ventures, and facilitating the growth of existing companies stood out. However, there was a lack of interventions specifically aimed at developing behavioral aspects. Similarly, the second study of this thesis sought to systematize a method that could provide behavioral interventions targeting specific objectives identified within the behavioral framework of entrepreneurship. To accomplish this, a database was utilized, which included interventions carried out in entrepreneurial education programs provided by a specialized consulting company. Based on these data, three stages were conducted. The first stage sought validation that the guiding psychological framework for behavioral interventions was the Experimental Analysis of Behavior. The second stage characterized the behavioral aspects and intervention formats of the programs. The third step involved the systematization of the method known as the Troposlab Analytical-Behavioral Method (MACT). As a result of these three stages, 39 intervention items were derived and divided into four categories (challenges, tasks, objectives, and behavioral outcomes), along with suggestions regarding the target audience, duration, number of meetings, tools, and mentor training. Subsequently, the third study aimed to investigate the behavioral effects of such a method on intrapreneurs working in entrepreneurial education contexts. The target audience comprised employees of a Hospital Foundation involved in initial-phase internal entrepreneurship projects. The research design employed was quasi-experimental, with 35 participants divided into 9 groups of three or four individuals. The outcome measures included entrepreneurial potential (Entrepreneurial Potential Scale), intention to undertake (Entrepreneurial Intention Scale), psychological flexibility (AAQ-II), and resilience (BRS-BR). A socio-demographic questionnaire was used to characterize the sample, along with a questionnaire to assess the participants' experience with the program. The results indicated statistically significant mean differences between the pre- and post-intervention moments for six of the evaluated outcomes, namely: intention to undertake, opportunity, planning, goals, total entrepreneurial potential, and psychological flexibility. Furthermore, most of the categories defined by the experience satisfaction questionnaire elicited "satisfied" or "very satisfied" responses. Thus, based on the obtained results, it can be concluded that the construction and/or systematization of interventions that directly train skills appear to yield significant results in acquiring these skills and should be considered as compelling alternatives. Furthermore, other studies and methods can be developed with the aim of directly training behavioral aspects. Finally, this work contributes to the scientific production in the field of entrepreneurship, and its results shed light on the importance of systematically developing behavioral aspects within the processes of entrepreneurial education.
Subject: Psicologia - Teses
Empreendedorismo - Teses
Educação - Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/62160
Issue Date: 10-Jul-2023
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