Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/64958
Type: Tese
Title: Assim nas telas como no executivo : a construção do comunicador-político Vitor Valim
Other Titles: On screens as in the executive : the construction of political communicator Vitor Valim
Authors: Chloé Catarina Fraga Leurquin
First Advisor: Vera Regina Veiga França
First Referee: Paula Guimarães Simões
Second Referee: João Batista de Macedo Freire Filho
Third Referee: Fabiola Carolina de Souza
metadata.dc.contributor.referee4: Pedro Pinto de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee5: Lívia Moreira Barroso
Abstract: Nesta pesquisa, refletimos sobre o fenômeno do comunicador-político (Oliveira, 2015) oriundo de telejornal policial. Consideramos os sujeitos, as suas especificidades, para refletir sobre a sociedade em que estamos inseridos. Partimos de Vitor Valim, comunicador-político cearense apresentador do telejornal policial Cidade 190 (TV Cidade/Rede Record) e prefeito da cidade de Caucaia, CE, para fazer um exercício de reflexão sobre a inserção desse fenômeno comunicacional na contemporaneidade, de forma a compreender de que maneira o papel de jornalista policial e o papel de político de Vitor Valim se sobrepõem e quais características, formas de desempenho e perspectivas assumidas como profissional da mídia possibilitam/favorecem a sua inserção política. O objetivo geral desta pesquisa é analisar a trajetória e o desempenho de Vitor Valim, seu duplo papel de comunicador-político e seu uso das redes sociais como forma de construir sua imagem pública. Para tanto, como objetivos específicos, propomos: 1) ampliar as reflexões sobre o atravessamento entre as pessoas do mundo midiático e o mundo político; 2) aprofundar o tratamento do conceito de comunicadorpolítico; 3) analisar o uso das redes sociais no processo de construção da imagem e busca da visibilidade; 4) buscar uma aproximação entre os conceitos de celebridade/processos de celebrização e o uso das redes sociais. Refletimos sobre questões como a origem da televisão e do telejornalismo no Brasil, bem como a especificidade do telejornalismo policial, a ligação entre o sistema político e o sistema de mídia (Azevedo, 2006) no país. Refletimos sobre o conceito de comunicador-político e sua relação com os celebrity studies e com a trajetória de Vitor Valim. Em uma perspectiva praxiológica, também abordamos a questão neoliberal, para refletir sobre os tempos de sufoco em que o fenômeno estudado está inserido, considerando a importância de uma perspectiva que una o sujeito e a estrutura social e enfatiza o que chamamos da fábrica do sujeito neoliberal no Estado-centauro (Wacquant, 2012) latino-americano e brasileiro. Discutimos sobre o sujeito neoliberal (Dardot; Laval, 2016) e, a partir do conceito de ponto nodal e de emoções (Quéré, 2022; Ahmed, 2015), observamos a construção da imagem de Vitor Valim tanto no Cidade 190 quanto nos ambientes políticos institucionais que ocupou ao longo de sua trajetória pública. Em uma Análise do Discurso (Verón, 2005) e da Performance (Goffman, 2014), refletimos sobre como as questões tratadas, considerando o desempenho do sujeito em questão – desde a postura (gestos, vestuário) que assume até a forma como se apresenta, incluindo o uso de vocabulário, jargões, relação com outras pessoas, temáticas desenvolvidas, posicionamento (lugar de fala e posicionamento do interlocutor) e valores que defende. As análises são sistematizadas em quadros analíticos, que são intercalados num processo de análise dos dois momentos estudados, com o intuito de verificar as mudanças e adaptações de comportamento por parte de Vitor Valim. Os resultados apontam para uma construção sobreposta dos dois papéis sociais de Vitor Valim, em que a própria atuação do comunicador-político faz parte do seu processo de celebrização, intensificada no cargo do Executivo. A análise da performance e do discurso aponta que Vitor Valim atua como um síndico (Dunker, 2015) em condomínios midiáticos mediados por um discurso religioso peregrino (Herveu-Légér, 2015), que mobiliza e fideliza seus públicos por meio de um discurso e de uma performance que suscita paixões tristes e emoções felizes de esperança.
Subject: Comunicação - Teses
Celebridades - Teses
Telejornalismo - Teses
Valim, Vitor
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/64958
Issue Date: 19-Oct-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE_Assim nas telas como no executivo_Chloe Leurquin.pdf7.96 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons