Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/65261
Type: Dissertação
Title: O domínio ortográfico de candidatos do Enem e a influência do Ensino Remoto Emergencial: um estudo comparativo
Authors: Luíza Vignoli Campos Lacerda
First Advisor: Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães
First Referee: Larissa Santos Ciríaco
Second Referee: Adriane Teresinha Sartori
Third Referee: Marcelo de Castro
Abstract: O domínio ortográfico tem a sua consolidação prevista pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC - (Brasil, 2018a), isso deve se dar até o nono ano do Ensino Fundamental II. Todavia, muitas vezes há persistências de dúvidas quanto à ortografia, as quais não são sanadas na escola e se mantêm na fase adulta (Lacerda; Couto; Oliveira-Guimarães, 2021). Ainda, com o surgimento da pandemia do coronavírus, os centros educacionais foram fechados e foi adotado o Ensino Remoto Emergencial (ERE), o qual diminuiu o contato aluno-professor e trouxe prejuízos para a escrita discente (Skar; Graham; Huebner, 2022). Assim, surge a necessidade de se investigar se esse prejuízo pode ter gerado um aumento de erros ortográficos, uma vez que os educandos passaram a ter menos contato com a leitura e com a escrita nesse tempo de isolamento social. Nesse sentido, a pergunta central desta pesquisa é: Houve aumento de erros ortográficos nas redações do Enem por causa da adoção do ERE?. Esse questionamento se faz válido porque o cenário pré-Covid já era de persistência de dúvidas ortográficas em pessoas com idade de cursar o ensino superior (Sartori; Mendes; Costa, 2015; Castelo; Sousa, 2017; Henbest et al., 2020), por isso, cabe a avaliação da possibilidade de se piorar um quadro já deletério, mesmo porque, diante da crise médico-sanitária, há um contexto ainda mais desfavorável para esse tipo de aprendizagem, considerando o modelo educacional adotado, que tende a distanciar o professor das produções textuais do aluno, e das condições socioeducacionais às quais os aprendizes e os docentes estavam submetidos. Por isso, a pesquisa utilizou de redações do Enem de 2019 e 2021, uma vez que essas provas permitiram avaliar o quadro, comparando o desempenho do alunado no Exame antes da implementação do ERE e ao seu final, em uma perspectiva nacional. Isso foi feito objetivando avaliar se houve aumento de erros ortográficos de candidatos do Enem - já que tais candidatos são, em geral, concluintes da educação básica brasileira - e qual foi esse prejuízo. A abordagem da pesquisa é quali-quantitativa (Paiva, 2019) e ela foi desenvolvida na perspectiva da Linguística Aplicada, sob a Teoria dos Múltiplos Padrões Integrados (Treiman; Kessler, 2014; Treiman, 2018) e visa a contribuir para a melhora da escrita ortográfica de estudantes que tiveram seus estudos afetados negativamente pela adoção do Ensino Remoto Emergencial. Como resultado desta investigação, temos que (1) o Enem do ano de 2021 teve um maior número de erros ortográficos quando comparado ao de 2019; (2) a nota do candidato tem maior influência sobre os erros de ortografia do que o ano em que a redação foi escrita; (3) o aumento de erros ortográficos dos candidatos do Enem se deu em decorrência do ERE.
Abstract: Spelling proficiency is a right, as it is expected to be consolidated by the Base Nacional Comum Curricular - BNCC - (Brasil, 2018a) by the end of elementary school. However, spelling errors are persistent in adulthood (Castelo; Sousa, 2017), indicating that spelling proficiency is not consolidated in school. In addition, during the coronavirus pandemic, educational centers were closed and the Ensino Remoto Emergencial (ERE) was adopted, which distanced student-teacher contact and brought harm to student writing (Skar; Graham; Huebner, 2022). Therefore, there is a need to investigate whether this damage could have led to an increase in spelling errors, taking into account that students had less contact with reading and writing during this time of social isolation. With this in mind, the main question of this research is: Did ERE lead to an increase in spelling errors in Enem’s essay? These questions are valid because the pre-Covid scenario was already one of persistent spelling doubts in people of college age (Sartori; Mendes; Costa, 2015; Castelo; Sousa, 2017; Henbest et al., 2020), therefore, it is worth evaluating the possibility of worsening an already deleterious scenario, even because, taking medical-sanitary crisis into consideration, there is an even more unfavorable context for this type of learning, considering the educational model adopted, which distances the teacher from the student's textual productions, and the socio-educational conditions to which learners and teachers were subjected. The research used Enem’s essays from 2019 and 2021, as these tests allowed us to assess the situation, comparing student performance on the Exam before the implementation of ERE and at its end, from a national perspective. This was done in order to conclude whether there was an increase in spelling errors by Enem candidates - since such candidates are, in general, graduates of Brazilian basic education - and what was that damage. This study adopts a quali-quantitative approach (Paiva, 2019). The research was developed from the perspective of Applied Linguistics, under the Integration of Multiple Patterns (Treiman; Kessler, 2014; Treiman, 2018) and it aims to contribute to the improvement of the orthographic writing of students who had their studies negatively affected by the adoption of Emergency Remote Education. As a result of this project, we have that (1) the Enem of the year 2021 had a higher number of spelling errors when compared to 2019; (2) the candidate's grade has a greater influence on spelling errors than the year in which the essay was written; (3) the increase in spelling errors of Enem candidates was due to ERE.
Subject: Silabação
Ensino à distância
COVID-19 (Doença)
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Redação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/65261
Issue Date: 24-Jan-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação (final) Luíza Vignoli Lacerda.pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.