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Type: Dissertação
Title: Materiais educativos para o cuidado em saúde bucal: scoping review sobre os critérios de avaliação dos conteúdos
Other Titles: Educational materials for oral health care: scoping review on content evaluation criteria
Authors: Igor Eduardo Neves Magalhães
First Advisor: Viviane Elisângela Gomes
First Referee: Patricia Maria Pereira de Araújo Zarzar
Second Referee: Fábio Luiz Mialhe
Abstract: A educação em saúde é considerada um conjunto de saberes e práticas orientados para a prevenção de doenças e promoção da saúde. Na área da saúde bucal, um aspecto importante da educação em saúde, e de responsabilidade da equipe de saúde bucal, é apoiar os pacientes a terem confiança em suas habilidades para o cuidado da sua própria saúde ou de seus filhos. Nesse contexto, os materiais educativos são considerados importantes ferramentas usadas na promoção da educação em saúde, atuando como um facilitador na disseminação do conhecimento e na promoção do autocuidado por meio de diversos meios e mídias. Assim, a elaboração de materiais educativos e sua avaliação prévia permite certificar se o conteúdo do material está adequado ao público que se destina. Esse estudo objetivou mapear e descrever a literatura disponível acerca de critérios de avaliação utilizados para validar conteúdos de materiais educativos para o cuidado em saúde bucal. A seguinte questão orientou scoping review: “Quais critérios de avaliação têm sido utilizados para validar conteúdos de materiais educativos para o cuidado em saúde bucal?”. Foram adotadas as diretrizes do PRISMA-ScR e o protocolo desenvolvido pelo Joanna Briggs Institute. A estratégia de busca foi implementada nas bases de dados: PubMed, Cochrane, Web of Science, Scopus, Lilacs e ERIC. A seleção foi feita pela leitura de título/resumo e leitura do texto na íntegra por dois pesquisadores de forma independente. Como critérios de elegibilidade, foram incluídos estudos originais que abordam critérios, instrumentos ou índices para avaliar conteúdos de materiais educativos para o cuidado em saúde bucal destinados a pessoas de todas as idades que não sejam estudantes universitários ou profissionais da saúde. Optou-se por incluir artigos publicados a partir do ano de 1998, considerando um alinhamento conceitual deste estudo com as orientações e conceitos propostos pelo grupo colaborador da Organização Mundial da Saúde no Health Promotion Glossary, que articulou o conceito de saúde aos princípios da Carta de Ottawa e do letramento em saúde. Além disso, foram considerados elegíveis artigos originais publicados em qualquer idioma. A busca resultou em 6.999 artigos para triagem por título e resumo. Desses, 75 artigos foram considerados elegíveis e, após leitura de texto completo, 29 estudos foram incluídos na revisão. Identificou-se uma diversidade de critérios e instrumentos que na maioria dos estudos, realizados em países do continente americano, foram aplicados em materiais impressos e multimídia, direcionados a adultos, e pais e cuidadores tendo a leiturabilidade, a linguagem e o design como os aspectos mais avaliados. Esse estudo mapeou critérios, instrumentos e índices consagrados e inovadores que têm sido utilizados para avaliar e validar conteúdos de materiais educativos utilizados para promoção, prevenção e cuidado em saúde bucal. A partir da síntese dos resultados da scoping review foi proposta uma matriz de critérios para elaboração dos itens de um instrumento de avaliação de materiais educativos em saúde bucal como produto técnico desta dissertação.
Abstract: Health education is considered a set of knowledge and practices aimed at preventing diseases and promoting health. In the field of oral health, an important aspect of health education, and the responsibility of the oral health team, is to support patients in gaining confidence in their abilities to care for their own health or that of their children. In this context, educational materials are considered important tools used in promoting health education, acting as a facilitator in disseminating knowledge and promoting selfcare through various means and media. Thus, the development of educational materials and their prior evaluation ensures that the content of the material is suitable for the intended audience. This study aimed to map and describe the available literature on evaluation criteria used to validate the content of educational materials for oral health care. The following question guided the scoping review: "What evaluation criteria have been used to validate the content of educational materials for oral health care?" The PRISMA-ScR guidelines and the protocol developed by the Joanna Briggs Institute were adopted. The search strategy was implemented in the following databases: PubMed, Cochrane, Web of Science, Scopus, Lilacs, and ERIC. Selection was done through independent reading of title/abstract and full-text by two researchers. As eligibility criteria, original studies or case reports addressing criteria, instruments, or indices for evaluating content of educational materials for oral health care for people of all ages, excluding university students or healthcare professionals, were included. Articles published from the year 1998 onwards were chosen to align conceptually with the guidelines and concepts proposed by the World Health Organization's collaborating group in the Health Promotion Glossary, which linked the concept of health to the principles of the Ottawa Charter and health literacy. In addition, articles published in any language were considered eligible. The search resulted in 6,999 articles for title and abstract screening. Of these, 75 articles were considered eligible, and after full-text reading, 29 studies were included in the review. A diversity of criteria and instruments was identified, which in most studies, carried out in countries of the American continent, were applied to printed and multimedia materials, targeting adults, parents, and caregivers, with readability, language, and design being the most evaluated aspects. This study mapped established and innovative criteria, instruments, and indices that have been used to evaluate and validate the content of educational materials used for the promotion, prevention, and care of oral health. Based on the synthesis of the scoping review results, a matrix of criteria was proposed for developing items of an evaluation instrument for educational materials in oral health as a technical product of this master thesis.
Subject: Revisão
Materiais de ensino
Estudos de validação como assunto
Educação em saúde bucal
Letramento em saúde
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAO - FACULDADE DE ODONTOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Odontologia em Saúde Pública
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/65743
Issue Date: 27-Sep-2023
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