Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/66156
Type: Monografia (especialização)
Title: Mentoria para o mercado de trabalho
Authors: Aline Paulino Vieira
First Advisor: Junot de Oliveira Maia
First Referee: Luciana de Oliveira Silva
Second Referee: Marina Morena dos Santos e Silva
Abstract: O trabalho destaca o aumento das exigências comportamentais para os jovens no mercado de trabalho. Observa-se um desafio crescente na busca pelo primeiro emprego, especialmente para jovens em cenários socioeconômicos desfavoráveis. Dados revelam altos índices de desemprego entre os jovens no Brasil. O trabalho defende a importância de integrar a aprendizagem escolar à prática cotidiana, adaptando-se às transformações do mercado de trabalho, agora mais dinâmico e multifacetado. No decorrer das páginas, compartilho uma experiência de mentoria, ressaltando a necessidade de ampliar a visão dos jovens sobre as possibilidades profissionais, considerando diversas trajetórias, inclusive as não convencionais. O texto destaca a importância da reflexão sobre o valor do trabalho e aprofunda a discussão sobre as escolhas profissionais dos jovens em um contexto desigual. Propõe-se um projeto de mentoria para desenvolver o protagonismo dos estudantes e capacitá-los diante dos desafios do mercado de trabalho, alinhado com as mudanças na educação brasileira, como a Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular. Além disso, enfatiza a relevância do uso da tecnologia digital como ferramenta ativa na construção do protagonismo dos alunos e destaca o papel da escola na preparação dos estudantes para decisões profissionais embasadas.
Abstract: The paper highlights the increasing behavioral demands on young individuals in the job market. A growing challenge is observed in the pursuit of initial employment, particularly for young people in socioeconomically disadvantaged scenarios. Data reveals high unemployment rates among youth in Brazil. The paper advocates for the importance of integrating school learning with everyday practice, adapting to the transformations in the job market, now more dynamic and multifaceted. Throughout the pages, I share a mentoring experience, emphasizing the need to broaden young people's perspectives on professional possibilities, considering various trajectories, including unconventional ones. The text underscores the importance of reflecting on the value of work and delves into the discussion of young people's professional choices in an unequal context. I propose a mentoring project to develop students' agency and empower them to face the challenges of the job market, aligned with changes in Brazilian education, such as the High School Reform and the National Common Curricular Base. Additionally, it emphasizes the relevance of using digital technology as an active tool in building students' agency and highlights the school's role in preparing students for well-informed professional decisions.
Subject: Linguagem e línguas – Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação (EAD)
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/66156
Issue Date: 2-Feb-2024
Appears in Collections:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FINAL_ALINEPAULINOVIEIRAmarço.pdf606.66 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons