Skip navigation
Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Presentation
Communities and Collections
Policy
Instructions to authors
Help
Sign on to:
My DSpace
Receive email
updates
Edit Profile
Repositório Institucional da UFMG
Browsing by Advisor Orlando Gomes de Aguiar Junior
Jump to:
0-9
A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
or enter first few letters:
Sort by:
title
issue date
submit date
???browse.sort-by.type???
In order:
Ascending
Descending
Results/Page
5
10
15
20
25
30
35
40
45
50
55
60
65
70
75
80
85
90
95
100
Authors/Record:
All
1
5
10
15
20
25
30
35
40
45
50
Showing results 1 to 20 of 20
Issue Date
Title
Author(s)
Type
20-Feb-2017
Análise de uma experiência de ensino de termodinâmica baseada em umaabordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) em uma escola técnicafederal de Minas Gerais
Alfredo Melk de Carvalho
Dissertação de Mestrado
22-Jun-2016
Apropriação da proposta investigativa de um livro didático por uma professora de ensino de Ciências
Danielle de Assis Rocha
Dissertação de Mestrado
30-Aug-2010
Atividade discursiva na sala de aula: contribuições das perguntas dos estudantes naconstrução de conhecimento científico
Douglas Henrique de Mendonca
Dissertação de Mestrado
29-Oct-2009
Atividades experimentais em aulas de física: repercussões na motivação dos estudantes, na dialogia e nos processos de modelagem
Francisco Pazzini Couto
Dissertação de Mestrado
30-Jul-2014
Construção de modelos e mediação do conhecimento científico na formação inicial dos professores de química: uma análise do processo de ensino da termoquímica
Vinicius Catao de Assis Souza
Tese de Doutorado
3-Apr-2012
Da energia pensada à energia vivida: um diálogo intercultural com as ciências
Rodrigo dos Santos Crepalde
Dissertação de Mestrado
29-Apr-2022
Da tenda de farinha à sala de aula: as relações estabelecidas por licenciandos do campo com os conhecimentos tradicionais e o científico
Tânia Halley Oliveira Pinto
Tese
27-Apr-2016
O discurso do outro na linguagem do outro: o híbrido no desenvolvimento do conceito energia
Rodrigo dos Santos Crepalde
Tese de Doutorado
28-Feb-2018
A energia fotovoltaica num contexto CTSA: uma sequência de ensino sobre as transformações de energia solar em energia elétrica
Carlos Eduardo Lima
Dissertação de Mestrado
23-Feb-2015
Ensino de Física e as controvérsias sobre o Aquecimento Global: abordagem CTS para o Ensino Médio
Sara Priscila Tomaz Ferreira
Monografias de Especialização
5-Jun-2012
Interações discursivas e o uso de imagens em uma sequência multimodal de ensino sobre a água nos anos iniciais do ensino fundamental
Andreza Fortini da Silva
Dissertação de Mestrado
26-Nov-2013
Invariantes operatórios na transição entre dois campos conceituais: o caso do tempo relativo
Gabriel Dias de Carvalho Júnior
Tese de Doutorado
5-Aug-2010
A Linguagem na formação de Conceitos na sala de aula de física na educação de jovens e adultos
Erico Tadeu Fraga Freitas
Dissertação de Mestrado
21-Aug-2009
Modos de uso e o processo de apropriação do conceito de elemento químico por estudantes do ensino fundamental
Nilma Soares da Silva
Tese de Doutorado
26-Aug-2013
As perguntas do Professor de Física e a dialética da produção de sentidos na formação de educadores do campo
Marcos Moraes Calazans
Dissertação de Mestrado
13-Jul-2021
Professores de física e ensino CTS: um estudo sobre avaliação e adaptações de sequência de ensino sobre energia solar fotovoltaica
Ygor Bernardes Santos
Dissertação
26-Feb-2019
A resolução de problemas conceituais em física: uma análise a partir da Teoria da Atividade
Douglas Henrique de Mendonca
Tese de Doutorado
24-Feb-2005
Trajetórias de aprendizagem de alunos de ensino médio: produção de significados em um curso introdutório de física térmica
Gabriel Dias de Carvalho Junior
Dissertação de Mestrado
6-Sep-2007
O uso de modelos e aparelhos no ensino de astronomia nas séries iniciais do ensino básico: instrumentos de mediação para o aprendizado
Alcione da Anunciacao Caetano Lobao Veras
Dissertação de Mestrado
26-Aug-2015
O uso do computador em projeto investigativo no ensino de ciências: uma análise das interações e significação das transformações de energia
Stella Maris Campos Silva
Dissertação de Mestrado