Perguntas Frequentes
1. O que é um repositório institucional?

Um Repositório Institucional é um ambiente digital dedicado ao armazenamento, acesso, divulgação e preservação da produção intelectual de uma instituição.

2. Quais são os objetivos do Repositório Institucional da UFMG(RI-UFMG)?
  • unificar em plataforma comum a produção intelectual da Universidade de forma a maximizar a visibilidade e o acesso;
  • preservar e conservar a produção intelectual da Universidade;
  • potencializar o intercâmbio da UFMG com outras instituições com vistas a promover a democratização do conhecimento.
3. Quais documentos são disponibilizados no RI-UFMG?
Inicialmente, serão disponibilizados no Repositório: artigos de periódicos e de eventos; livros, capítulos de livros; dissertações; monografias de especialização; trabalhos de conclusão de curso, teses; trabalhos publicados em eventos; relatório de gestão, materiais de ensino e aprendizagem (plano de ensino; projeto pedagógico, vídeo aula, tutoriais, imagens, entre outros).
4. Como o RI-UFMG está organizado?

O Repositório está organizado em quatro comunidades, divididas em subcomunidades e coleções que contêm a produção intelectual resultante do ensino, pesquisa, extensão e gestão da Universidade, a saber:

  • Comunidade “Trabalhos Acadêmicos” é composta por teses, dissertações, monografias de especialização, memoriais e trabalhos de conclusão de curso.
  • Comunidade “Publicações científicas e culturais” é composta por artigos, livros, capítulos de livros e trabalhos publicados em eventos.
  • Comunidade “Recursos educacionais” é composta por materiais didáticos, objetos de aprendizagem, projetos educacionais, a saber: aplicativos; apresentações; áudios; podcasts; autoavaliações; cursos no Moodle; diagramas; dicionários; ebooks; entrevistas; figuras; folderes; folhetos; glossários; gráficos; imagens; infográficos; jogos; listas de exercícios; manuais; mapas geográficos; mapas conceituais; maquetes; miniaturas; patentes; planos de ensino; projetos pedagógicos; questionários; resenhas; tabelas; testes; avaliativos; tutoriais; vídeos.
  • Comunidade "Gestão” é composta relatórios de gestão, vídeos institucionais, instruções e manuais, procedimentos operacionais.
Figura 1 - Comunidades existentes no Repositório Institucional UFMG>
Comunidades existentes no Repositório Institucional UFMG. No topo se encontra O Repositório Institucional UFMG. Abaixo do RI-UFMG se encontram a Biblioteca de Teses e Dissertações ao lado das Publicações científicas e culturais ao lado dos Recursos educacionais ao lado da   Gestão

Fonte: elaborado pelo Comitê Gestor.

5. Como devo proceder para disponibilizar minhas PUBLICAÇÕES no RI-UFMG?
Publicações, como artigos de periódicos e de eventos, livros e capítulos de livros, são inseridas no Repositório pela Equipe Técnica responsável por essa atividade. Para mais informações consulte a política desta comunidade.
6. Como devo proceder para disponibilizar meus RECURSOS EDUCACIONAIS no RI-UFMG?
Em construção. Para mais informações escreva para repositorio-recedu@servicos.ufmg.br.
7. A disponibilização do conteúdo no repositório equivale a fazer uma publicação científica?
Não. O Repositório não publica nenhum conteúdo, apenas disponibiliza a produção intelectual da UFMG.
8. Quem pode ter acesso aos documentos disponibilizados no RI-UFMG?
Toda pessoa com acesso à Internet pode consultar e realizar o download dos documentos disponibilizados no Repositório.
9. O que é acesso aberto? E acesso restrito?
São modalidades de acesso ao texto completo do documento.
Acesso aberto: conteúdo disponível no repositório sem restrições de acesso.
Acesso restrito: conteúdo com restrição de acesso pelo autor e ou publicador. Para trabalhos acadêmicos como teses, dissertações e monografias, a restrição pode vigorar por 12 meses a contar da data da defesa, sendo passível de renovação. Nestes casos, estará disponível apenas o arquivo com a versão parcial do trabalho.
10. Por que em alguns casos é possível acessar o arquivo com o texto completo e em outros não?
Isso ocorre porque sobre alguns documentos pode haver restrições de direitos autorais impostas pelos autores ou publicadores. Para trabalhos acadêmicos como teses, dissertações e monografias, a restrição é de 12 meses a contar da data da defesa. Nestes casos, estará disponível apenas o arquivo com a versão parcial do trabalho. Para artigos, livros e capítulos de livros cujos publicadores impõem limitações pela detenção de direitos autoriais, é disponibilizado o link que encaminha à página do publicador.
11. Posso entregar a versão eletrônica da minha dissertação ou tese, mas solicitar que ela seja mantida em sigilo?
Caso você deseje restringir o acesso total ou parcial a seu trabalho, você deverá informar que se trata de trabalho com acesso restrito ao submetê-lo no RI-UFMG. Esta restrição é válida por 12 meses a contar da data da defesa, podendo ser prorrogada, mediante justificativa.
Caso seu trabalho tenha seguido os parâmetros definidos pela Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) e esteja em processo de registro de patente, você não deverá fazer o autoarquivamento. Neste caso, o trabalho deverá ser entregue diretamente no setor do Repositório Institucional a fim de assegurar o total sigilo dos dados por 36 meses.
12. Há limite no tamanho do arquivo que vou submeter?
O arquivo deve ter 20MB como limite para poder ser submetido no Repositório Institucional.
13. Encontrei um erro no RI-UFMG. O que devo fazer?
Você pode entrar em contato com o RI-UFMG através do formulário disponível no menu “Contato”.
14. Com quem devo entrar em contato para obter mais informações sobre o RI-UFMG?
Você pode entrar em contato com o RI-UFMG através do formulário disponível no menu “Contato”.
15. Estou com dificuldades para realizar o autoarquivamento. O que devo fazer?
Para instruções sobre o processo de autoarquivamento consulte o “Tutorial para autoarquivamento – Comunidade Trabalhos Acadêmicos” disponível no menu “Instrução aos autores”. Você também pode solicitar orientações nas bibliotecas ou entrar em contato com a equipe do setor Repositório Institucional através do formulário de solicitação de serviço (link para nova janela).
16. Como devo proceder para disponibilizar a versão final da minha TESE, DISSERTAÇÃO, MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO no RI-UFMG?
Você deve acessar o menu “Entrar em” no site do RI-UFMG, clicar em “Meu espaço” e informar seu login e senha minhaufmg. Em seguida, você será encaminhado(a) à página para realizar a submissão de seu trabalho no Repositório, conforme ”Tutorial de autoarquivamento” disponibilizado no menu “Instruções aos autores”. Só poderá ser submetida no RI-UFMG a versão final do trabalho aprovada pelo orientador e que esteja em conformidade com as “Diretrizes para normalização de trabalhos acadêmicos da UFMG”.