Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/30115
Tipo: Tese
Título: Moda e fantasmagoria: Truman Capote entre texto e tela
Autor(es): Geanneti Silva Tavares Salomon
Primeiro Orientador: Georg Otte
Primeiro membro da banca : Marcus Vinicius de Freitas
Segundo membro da banca: Miriam de Paiva Vieira
Terceiro membro da banca: Eduardo Horta Nassif Veras
Quarto membro da banca: Angelo Mazzuchelli Garcia
Resumo: Esta tese examina a fantasmagoria como um fenômeno da modernidade e sua função estética articulada nas obras Summer Crossing e Breakfast at Tiffany’s, de Truman Capote, e no filme homônimo Breakfast at Tiffany’s, de Blake Edwards. A hipótese defendida nesta tese é a de que as duas obras capotianas e a obra fílmica adaptada compartilham traços identificados como fantasmagoria, articulados como elementos estéticos na criação literária e na criação fílmica, que refletem uma situação social de mudança de paradigma. Ao observar a fantasmagoria como elemento estético nas obras, e seu trânsito entre elas, é possível analisar e compreender aspectos da vida social compartilhada nos grandes centros urbanos, característicos de uma época, as décadas de 1950 e 1960, principalmente. A pesquisa se divide em três capítulos: o primeiro traz aspectos conceituais sobre fantasmagoria, modernidade e liberdade, o panorama de fundo das guerras mundiais, a ideia de Walter Benjamin sobre a fantasmagoria; o segundo capítulo evidencia, no âmbito da literatura comparada, a estrutura narrativa das duas obras literárias de Truman Capote, Summer Crossing e Breakfast at Tiffany’s, destacando afinidades (a primeira pode ser vista como estudo do escritor para elaboração da segunda) e aspectos da fantasmagoria transpostos de uma para a outra; o terceiro capítulo analisa a transposição da obra literária Breakfast at Tiffany’s para o cinema, o roteiro adaptado, os aspectos fantasmagóricos presentes na obra audiovisual remanescentes das obras escritas e as modificações perpetradas em função de questões sociais marcadas na década de 1960. Neste capítulo final, as teorias de Roland Barthes sobre a moda contribuem para fazer notar os aspectos fantasmagóricos presentes na articulação entre pessoa, atriz e personagem em Audrey Hepburn, destacando também a moda, o vestuário, o figurino e o cenário como elementos estéticos geradores de fantasmagoria. A moda como figurino e como arte no cinema foi capaz de modificar estruturas rígidas de controle, justamente por sua capacidade de “ficcionalização do sujeito” ou “autoficção”, demonstrando sua disposição em ser afetada pelas mudanças sociais e de também de efetivar mudanças sociais.
Abstract: This thesis examines phantasmagoria as a phenomenon of modernity and its aesthetic function as articulated in Truman Capote's Summer Crossing and Breakfast at Tiffany's, and Blake Edwards's homonymous film Breakfast at Tiffany's. The hypothesis defended in this thesis is that the two Capotian works and adapted film work share traits identified as phantasmagoria, articulated as aesthetic elements in literary and film creation, which reflect a social paradigm shift. By observing phantasmagoria as an aesthetic element in these works and its transit between them, it is possible to analyze and understand aspects of shared social life in the great urban centers that were characteristic of an era – mainly, the 1950s and 1960s. The research is divided into three chapters: the first discusses conceptual aspects of phantasmagoria, modernity and freedom, the background of world wars, and Walter Benjamin's idea of phantasmagoria; the second chapter shows the narrative structure of the two literary works by Truman Capote, Summer Crossing and Breakfast at Tiffany's, emphasizing their affinities (the first can be seen as the writer's study for the elaboration of the second) and aspects of phantasmagoria transposed from one to the other; the third chapter analyzes the transposition of the literary work Breakfast at Tiffany's to the cinema, the adapted script, the phantasmagoric aspects present in the audiovisual work that is reminiscent of the written works and the modifications perpetrated in function of social issues marked in the decade of 1960. In this final chapter, Roland Barthes' theories of fashion contribute to highlighting the phantasmagoric aspects present in the articulation between person, actress and character in Audrey Hepburn, also highlighting fashion, clothing, costumes and scenery as aesthetic elements that generate phantasmagoria. Fashion as a costume and as art in cinema was able to modify rigid structures of control, precisely because of its capacity to "fictionalize the subject" or "autofiction", demonstrating its willingness to be affected by social changes and also to effect social changes.
Assunto: Capote, Truman, 1924-1984. – Summer Crossing – Crítica e interpretação
Capote, Truman, 1924-1984. – Breakfast at Tiffany's – Crítica e interpretação
Capote, Truman, 1924-1984. – Adaptações – Teses
Moda e literatura
Ficção amaericana – Adaptações para o cinema e vídeo
Literatura e sociedade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30115
Data do documento: 31-Mai-2019
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