Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30349
Type: Dissertação
Title: As linguagens no ensino de Geografia: caminhos metodológicos
Authors: Lucas Lobato Ferreira
First Advisor: Valéria de Oliveira Roque Ascenção
First Referee: Roberto Célio Valadão
Second Referee: Carla Juscélia de Oliveira Souza
Abstract: Este trabalho tem como objetivo central investigar possibilidades postas pelas linguagens imagéticas no desenvolvimento de raciocínios geográficos para a estruturação de práticas de ensino na Geografia Escolar. As propostas aqui formuladas resultam dos anseios vividos pelo autor, quando atuou como professor de Geografia do Ensino Básico, período em que buscou estimular o envolvimento dos estudantes com o uso de diferentes formas de linguagem. Os incômodos provenientes destas práticas didáticas suscitaram o questionamento das formas de internalização dos conteúdos geográficos pelos estudantes e dos movimentos intelectuais desenvolvidos neste processo. Partindo do princípio que a oralidade seja um importante meio para entender as concepções dos estudantes, inclusive frente ao conhecimento geográfico, diversificar as formas de linguagens durante aulas de geografia pode motivar sua participação e contribuir neste processo. Neste trabalho, considerou-se importante desenvolver habilidades cognitivas que mobilizem a formação de raciocínios com o fim de aproximar os conhecimentos geográficos das práticas de interpretação do espaço. Assim, torna-se importante investigar como diferentes formas de linguagem atuam na construção discursiva dos estudantes, mas também na construção de raciocínios geográficos que estejam para além da informação, atuando para sua formação. Foi priorizada a mediação didática para mobilizar conhecimentos geográficos, ancorando os conceitos de paisagem e lugar, na interpretação do espaço vivido e reconhecido pelos estudantes, em uma turma do sexto ano do ensino básico em uma escola pública de Belo Horizonte. Amparado nestes posicionamentos, realizou-se esta pesquisa-ação optando pelo planejamento organizado em sequencia didática. Foram realizadas quatro atividades durante as aulas, mobilizando a fotografia, o mapa, o vídeo e o filme. A apresentação dos recursos imagéticos nas tres primeiras atividades favoreceu a participação e proporcionou caminhos para a interpretação espacial, contribuindo na leitura das paisagens representadas nas imagens. Na última atividade, foi realizada uma produção fílmica, composta pelo conjunto de outras formas de linguagens como a textual no roteiro, a pictórica na definição dos planos de enquadramento e a oralidade em todas as fases de produção. A etapa de filmagem sofreu alterações que inviabilizaram sua análise como resultado da pesquisa, se constituindo como uma devolutiva desta pesquisa-ação, para os participantes. As atividades mostram que o ensino se estabelece enquanto processo, dependendo de continuidade para progressão. Foi possível constatar a importância da oralidade no processo de ensino, através da mediação, sobretudo com a abordagem da escala local, que favoreceu na contextualização das realidades que permeiam o espaço vivido pelo grupo de estudantes, possibilitando enfrentar dificuldades na mobilização do conhecimento geográfico e na motivação da participação.
Abstract: The main goal of this work is to investigate the opportunities offered by films and videos in the development of geographical reasoning and their incorporation into structures of practices in the teaching of Geography at school. The proposals presented here derived from the author’s experience in using different media to stimulate student engagement when he worked as a Geography teacher at primary level. The challenges derived from such practices led to questions on how students assimilate geographical contents and the intellectual processes involved in them. Since orality is an important medium to understand concepts developed by students, including those related to geographical knowledge, the diversification of forms of expression (or languages) in the classroom can stimulate students’ engagement and improve learning. It was important in this work to develop cognitive abilities related to the formation of reasoning with the goal of bringing together the geographical knowledge of the practices of interpretation of the space. With this in mind, it is important to investigate how different forms of languages act in the construction of students’ discourse and in the construction of geographical reasoning that support not only the acquisition of knowledge but also personal development. The didactic priority was to relate concepts of landscape and place with the interpretation of spaces lived and recognized by sixth year students of elementary education in a public school in Belo Horizonte, Brazil. Based on these parameters, a research-action was undertaken in the planning of a didactic sequence. Class activities used photography, maps, videos and films. The first three used images to facilitate engagement and interpret space, contributing to the reading of the landscapes represented in the images. The fourth activity involved the production of films, which incorporated other languages, such as text in writing the script, images, framing techniques and orality (communication) in all phases of the production. The filming had to be adapted during its implementation to make the analysis inviable. By doing that it was possible to give back to the students this research-action It was noticed that orality was of great importance in the learning process, especially with the local scale approach. The activities facilitated the contextualization of realities that are part of the space the students live in, which indicates the potential of images in the development of geographical knowledge and engagement in activities.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Rights: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Portugal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/30349
Issue Date: 24-Jun-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucas Lobato Ferreira.pdfAberto18.91 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons