Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30405
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Dimensões do relacionamento entre a universidade e seus egressos por meio da informação: o caso da universidade federal de minas gerais
Other Titles: Dimensions of the relationship between the university and its alumni through information: the case of the federal university of minas gerais (universidade federal de minas gerais)
metadata.dc.creator: Tatiana Pereira Queiroz
Cláudio Paixão Anastácio DE Paula
metadata.dc.description.resumo: O propósito deste artigo é apresentar os resultados de um estudo feito para identificar os mecanismos do relacionamento entre uma instituição de Educação Superior e seus egressos. Dessa forma, investigou-se como os sistemas de informação podem ser aperfeiçoados com o objetivo de facilitar a gestão dos dados dos egressos de instituições de ensino com a finalidade de aprimorar a conexão entre eles. O ambiente analisado foi o programa de egressos da Universidade Federal de Minas Gerais, o “Sempre UFMG”, e o método de coleta de dados empregado foi o survey eletrônico, cuja amostra apresentou 1.445 respondentes. O estudo baseou-se nos construtos teóricos sobre identificação social e organizacional, papel, vínculo e necessidade de informação. Os resultados apontam para a indispensabilidade da promoção da relação com o futuro egresso desde o seu ingresso na instituição, mantendo-a ativa ao logo de todo o seu trajeto e continuando após a formação.
metadata.dc.subject.other: Usuários de informação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
metadata.dc.publisher.initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.19132/1808-5245221.37-66
URI: http://hdl.handle.net/1843/30405
Issue Date: 1-May-2016
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
55555-257731-5-PB.pdf510.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.