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dc.contributor.advisor1Juliana Maria Magalhães Christinopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5063708689166645pt_BR
dc.contributor.referee1Marlusa de Sevilha Goslingpt_BR
dc.contributor.referee2Marcelo de Rezende Pintopt_BR
dc.contributor.referee3Angela Cristina Salgueiro Marquespt_BR
dc.creatorAna Carolina Soares Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2593904219192428pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-17T13:21:13Z-
dc.date.available2019-10-17T13:21:13Z-
dc.date.issued2019-03-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/30441-
dc.description.abstractThe present work sought to analyze the ways of consuming that perpass the capillary manipulation of curly and curled textures as practices performed by Brazilian women before a context of effervescence of aesthetic possibilities related to these textures. As cultural practices, capillary manipulation manifests the Brazilian miscegenation - which involves a process of rupture with the Latin American colonial past and rearticulation of the diverse constituent cultural elements of Brazilian society. In this way, from the hair and the current context, conceptions of identity, stigma, practice and consumption were articulated. The research was carried out through two steps: (i) content analysis of comments posted on YouTube videos on capillary transition and big chop, and (ii) semi-structured interviews and participant observation with women who underwent capillary transition and big chop. Through the first stage, one perceives a process of disruption in which women transpose the role of actresses to the role of authors of their own narratives. In the second stage, the negative and derogatory meanings associated with the curly and curly texture and a consequent capillary manipulation aimed at hiding, controlling or correcting these types of texture are highlighted. This configuration begins to be altered from the insertion of the idea of capillary transition, bringing the transformation of negative meanings into positive senses; which consequently also transforms the whole way of manipulating the curly and curly textures hitherto experienced in the hair trajectory of women with curly and curly hair. The consumption that goes through this trajectory is carried out in a way to follow the configuration established by the way the capillary manipulation practices are developing and changing; while social media emerges as an innovative and determining factor in this movement of change.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho buscou analisar as maneiras de consumir que perpassam a manipulação capilar de texturas crespas e cacheadas enquanto práticas realizadas pelas mulheres brasileiras ante um contexto de efervescência de possibilidades estéticas relacionadas a essas texturas. Enquanto práticas culturais, a manipulação capilar manifesta a realidade miscigenada brasileira - que abarca um processo de ruptura com o passado colonial latino-americano e de rearticulação dos diversos elementos culturais constitutivos da sociedade brasileira. Desse modo, a partir do cabelo e do contexto atual articularam-se concepções de identidade, estigma, prática e consumo. A pesquisa foi realizada através de duas etapas: (i) análise de conteúdo de comentários postados em vídeos no YouTube sobre transição capilar e big chop e (ii) entrevistas semiestruturadas e observação participante com mulheres que realizaram transição capilar e big chop. Por meio da primeira etapa, percebe-se um processo de rompimento no qual as mulheres transpõem o papel de atrizes para o papel de autoras de suas próprias narrativas. Na segunda etapa, destacam-se os significados negativos e depreciativos associados à textura crespa e cacheada e uma consequente manipulação capilar voltada para esconder, controlar ou corrigir esses tipos de textura. Tal configuração começa a ser alterada a partir da inserção da ideia de transição capilar, trazendo a transformação dos significados negativos em sentidos positivos; o que, consequentemente, transforma também toda a forma de manipular as texturas crespas e cacheadas até então experimentada na trajetória capilar das mulheres com cabelos crespos e cacheados. O consumo que perpassa tal trajetória é realizado de maneira a acompanhar a configuração estabelecida pela forma como as práticas de manipulação capilar vão se desenvolvendo e mudando; enquanto as mídias sociais emergem como fator inovador e determinante nesse movimento de mudança.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCabelopt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectPráticapt_BR
dc.subjectEstigmapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subject.otherBeleza físicapt_BR
dc.subject.otherCosméticos – Indústria – Brasilpt_BR
dc.subject.otherConsumidoras – Brasilpt_BR
dc.titleTrançando o cabelo, identidade, estigma e consumo: um estudo sobre as maneiras de consumir relacionadas à manipulação capilar de mulheres de cabelos crespos e cacheados a partir da teoria da práticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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