Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30580
Type: Dissertação
Title: Evangelicalismo e cultura escrita: o papel dos fanzines na construção de uma identidade contracultural cristã em Belo Horizonte entre os anos 1980 e 1990
Authors: Jaime Magalhães Sepulcro Júnior
First Advisor: Ana Maria de Oliveira Galvão
First Referee: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Second Referee: Gustavo Gilson Sousa de Oliveira
Abstract: O trabalho buscou compreender o papel da cultura escrita, especialmente dos fanzines, na construção de uma identidade contracultural cristã na cidade de Belo Horizonte entre os anos 1980 e 1990, período que compreende o surgimento e a consolidação da Comunidade Cristã Caverna de Adulão (CCCA), um dos expoentes brasileiros do movimento artístico, cultural e eclesiástico conhecido como contracultura cristã. O movimento consiste em um “encontro” entre a contracultura jovem americana dos anos 1960 e a juventude evangélica americana, resultando em uma explosão musical e artística cristã repleta de elementos da contracultura, como a estética e a linguagem hippies, o rock progressivo, em um processo de ressignificação de práticas protestantes tradicionais e, consequentemente, na criação de igrejas alternativas. Considera-se que o movimento tenha chegado ao Brasil na década de 1970 e se desenvolvido nos anos seguintes, paralelamente às transformações da contracultura secular, buscando incorporar seus gêneros musicais e as identidades que com eles despontaram nos cenários nacional e internacional. A pesquisa é realizada a partir da perspectiva da História Cultural e do campo de estudos sobre a história da cultura escrita. O conceito de identidade mobilizado parte da perspectiva dos estudos culturais. As fontes da pesquisa foram construídas a partir de depoimentos orais coletados em entrevistas e de documentos escritos, como cartas, encartes de fita cassete e CDs, cartazes, revistas e, principalmente, fanzines do movimento produzidos no cenário belorizontino. Os fanzines se revelaram, ao longo da análise, como meio privilegiado de veiculação das representações do movimento de modo sistematizado na medida em que tratam de diversos temas relacionados ao universo da contracultura cristã e realizam em suas páginas práticas religiosas (discipulado e evangelização) e práticas culturais relacionadas ao universo underground (críticas e apologias), direcionando seu discurso simultaneamente a dois públicos leitores (o cristão e o não cristão). Esse gênero de produção escrita desempenhou, portanto, um papel significativo na construção da identidade do movimento especialmente na década de 1990, não somente no cenário local, mas também em âmbito nacional, considerandose a amplitude de sua circulação. As representações veiculadas nos fanzines atuaram na construção de uma identidade juvenil, urbana, underground e evangélica.
Abstract: This research aimed to understand the role of the written culture, especially fanzines, in the construction of a christian counterculture identity in Belo Horizonte between the years 1980 and 1990, period which includes the emergence and consolidation of the Comunidade Cristã Caverna de Adulão (CCCA), one of the Brazilian exponents of the artistic, cultural and ecclesiastical movement known as christian counterculture. The movement consists in an “encounter” between the young American counterculture of the 1960s and the American evangelical youth, resulting in a christian artistic and musical explosion filled with elements of the counterculture, such as the hippy aesthetic and language, the progressive rock, in a process of re-signification of the traditional protestant practices and, consequently, at the creation of alternative churches. It is considered that the movement came to Brazil in the 1970s and developed in the following years, parallel to the transformations of the secular counterculture, seeking to incorporate their musical genres and the identities that have emerged with them in the national and international scenarios. The research is carried out from the perspective of Cultural History and the field of study on the history of written culture. The concept of mobilized identity starts from the perspective of cultural studies. The sources of the research were constructed from oral testimonies collected in interviews and from written documents such as letters, cassette inserts and CDs, posters, magazines and, mainly, fanzines of the movement produced in the scenario of Belo Horizonte. Throughout the analysis, the fanzines proved to be a privileged means of transmitting the representations of the movement in a systematized way insofar as they deal with various themes related to the christian counterculture universe and carry out religious practices (discipleship and evangelization) and cultural practices related to the underground universe (criticism and apologies), directing his discourse simultaneously to two public readers (the christian and the non-christian). This type of written production, therefore, played a significant role in the construction of the identity of the movement especially in the 1990s, not only in the local scenario, but also at the national level, considering the breadth of its circulation. The representations conveyed in the fanzines acted in the construction of a youthful, urban, underground and evangelical identity.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30580
Issue Date: 28-Jun-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVANGELICALISMO E CULTURA ESCRITA COM FICHA CAT..pdfAberto12.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.