Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/30618
Tipo: Dissertação
Título: KINO: an approach for rule-based chatbot development, monitoring and evaluation
Título(s) alternativo(s): KINO: uma abordagem baseada em regras para desenvolvimento, monitoração e avaliação de chatbots
Autor(es): Thiago Carvalho D'Ávila
primer Tutor: Pedro Olmo Stancioli Vaz de Melo
primer miembro del tribunal : Maria das Graças Volpe Nunes
Segundo miembro del tribunal: Flávio Vinícius Diniz de Figueiredo
Tercer miembro del tribunal: Luiz Chaimowicz
Resumen: Chatbots are software conversational agents invented in the 1960’s that answer in human language. There are still many challenges and opportunities to be explored, even though more than fifty years have gone by since the first chatbot was created. The aim of this research is to develop the implementation, evaluation, and monitoring for a rule-based chatbot. Having this in mind, KINO, a bot that answers questions about movies, was developed. KINO’s architecture is presented, along with challenges and proposed solutions described as a reference for the development of other chatbots. An experiment was performed on Facebook with more than 300 users generating automated metrics of assertiveness and feedback for further evaluation and monitoring. These metrics were validated using different Brazilian Portuguese text normalization methods: RiveNorm, Enelvo, and UGCNormal. As a result, the feasibility of evaluation and monitoring proposed has been demonstrated, yielding various analyses. Furthermore, the analyses of the collected metrics have shown issues that allow future maintenance and possible improvements of KINO.
Abstract: Chatbots são programas de computador que atuam como agentes conversacionais inventados na década de 1960 respondendo em linguagem humana. Ainda há muitos desafios e oportunidades a serem explorados, apesar de mais de cinquenta anos se passarem desde a criação do primeiro chatbot. O objetivo desta pesquisa é desenvolver a implementação, avaliação e monitoramento de um chatbot baseado em regras. Tendo isso em mente, KINO, um bot que responde a perguntas sobre filmes, foi desenvolvido. A arquitetura do KINO é apresentada, juntamente com desafios e soluções propostas descritas como uma referência para o desenvolvimento de outros chatbots. Um experimento foi realizado no Facebook com mais de 300 usuários gerando métricas automatizadas de assertividade e feedback para avaliação e monitoramento. Essas métricas foram validadas usando diferentes métodos de normalização de texto em português do Brasil: RiveNorm, Enelvo e UGCNormal. Como resultado, a viabilidade da avaliação e monitoramento propostos foi demonstrada, gerando várias análises. Além disso, as análises das métricas coletadas mostraram problemas que permitem manutenção futura e possíveis melhorias do KINO.
Asunto: Computação - Teses
Inteligência Artificial
Chatbot
Agente de Conversação
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30618
Fecha del documento: 24-ago-2018
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
DissertacaoThiagoDAvila.pdf3.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.