Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/30787
Tipo: Dissertação
Título: Moral e docência feminina na formação do cidadão nas primeiras décadas da República (1889-1920)
Autor(es): Talita Barcelos Silva Lacerda
primer Tutor: Cynthia Greive Veiga
Resumen: Esta pesquisa investiga as demandas de moralidade, em relação às professoras da escola primária em Minas Gerais, no contexto da disseminação do ideário de formação da nação e do cidadão republicano. O recorte histórico compreende o contexto de consolidação da feminização do magistério e a organização da escola republicana entre os anos de 1889 e 1920. O principal objetivo é problematizar como as demandas morais em relação às professoras constituíram-se, enquanto parte do processo de elaboração da profissão docente, no contexto de formação das novas gerações de cidadãos republicanos. A hipótese desta pesquisa considera que a feminização do magistério e as exigências morais às professoras da escola primária, se articulam com o propósito de formação do cidadão. Para o melhor entendimento dessas questões, foram investigadas diferentes fontes documentais, tais como legislações sobre o tema, regulamentos, relatórios de presidentes do estado, jornais, anais do Congresso Brasileiro de Instrução Primária e Secundária, correspondências e os processos administrativos e disciplinares sofridos pelas professoras à época. A análise documental articulou-se a uma discussão teórica que dialoga com estudos sobre a primeira república, escola primária, relações de gênero e profissão docente. A dissertação se organiza em três capítulos que abordam a difusão das ideias de nacionalismo junto à população, tendo como instrumento a educação escolar e a atuação docente; os padrões morais exigidos às mulheres e professoras, no processo de organização da escola e no contexto das transformações sociais do período; bem como analisa as queixas e os processos administrativos sobre as professoras, relativos à postura moral, no intuito de refletir sobre como as exigências daquele contexto influenciavam seu trabalho. Constatou-se a existência de apelos morais distintos, mas que se complementam, em relação às professoras, seja no caso do aspecto individual da conduta e do comportamento, seja na dimensão social de elaboração do pertencimento moral à nação. Assim, o exercício da profissão docente pelas mulheres era permeado por uma ambiguidade, já que sua função era acompanhada de grande expectativa social, enquanto era constantemente vigiada e questionada em relação às suas capacidades morais e intelectuais. As professoras estiveram no centro do controle exercido pelos gestores públicos. Esse controle moral foi perpassado por conflituosas relações de poder, tanto por disputas políticas locais às quais elas, como funcionárias públicas, ficavam sujeitas, como também pela condição de serem mulheres.
Abstract: This research investigates morality demands made to the female teachers of primary school in Minas Gerais, on the spread of ideals of nation, and the republican citizen in Brazil. The historical approach comprises the teaching feminization consolidation context, and organization of the republican school from 1889 to 1920. The main objective is to discuss how moral demands on female teachers were formed as part of the preparation process of teaching profession, in the context of formation of new generations of Republican citizens. Hypothetically this research considers the existence of a bond between the feminization of teaching and moral standards demanded of primary school's teachers, serving the purpose of formation of the citizen. For better understanding of these issues different documentary sources such as legislation on the subject, laws and regulations, reports of state presidents, journals, Brazilian Congress Annals of Primary Education and Secondary, correspondence and administrative and disciplinary process suffered by teachers at this time were investigated. The documentary analysis is articulated to theoretical discussions, in dialogue with studies of the first republic of Brasil, primary school, gender relations and the teaching profession. This work is organized into three chapters, that deals with the spread of nationalistic ideas among the population, and having formal education and teaching practice as a tool; moral standards required of women and female teachers in the school organization process, in the context of the social transformations of the period; it reviews complaints and administrative proceedings to female teachers, on moral standards to promote a reflection on how the requirements of this context of demands influenced their work. Thus, the exercise of the teaching profession by women was permeated by an ambiguity, noting its functions was accompanied by great social expectations, while being constantly watched and questioned regarding their moral and intellectual capacities. The female teachers were at the center of social control exercised by public administrators, and those moral demands were pervaded by relations of conflicting powers, whether by local political disputes to which they, as public employees, were subject, is the condition of being women.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/30787
Fecha del documento: 29-nov-2016
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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