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dc.contributor.advisor1Francisco de Paula Antunes Lima.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0191107377051312pt_BR
dc.contributor.referee1Érico Franco Mineiropt_BR
dc.contributor.referee2Amelia Carla Sobrinho Bifanopt_BR
dc.creatorLaís de Aguiar Oribept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6585252905302132pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-08T14:39:26Z-
dc.date.available2019-11-08T14:39:26Z-
dc.date.issued2019-06-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/30889-
dc.description.abstractInnovation is acknowledged to be an important strategy to highlight the company in the market, however, only the act of transforming ideas and innovating in processes and products, does not guarantee the success with users and the return on investments. The users have the important role of validating these innovations, whether they are incremental or disruptive, making them market differentials for the company. This present work shows a study about how to align the innovation strategies adopted by the medical equipment company to the user demands from user-centered product development. This investigation was based on the analysis of product engineers experience about the main innovative practices adopted for the multiparametric monitors by GE Healthcare (GEHC), Contagem facility, Minas Gerais and the experiences of these monitors users on Hospital Público Regional de Betim (HPRB). For this, a qualitative research method was used from concepts of Grounded Theory and the Course of Action in which it was conducted interviews with the company's product engineers and performed observation of the work and interviews with medical equipment users in the hospital. The contributions of this research aim to support the company's innovative practices more properly and encourage them to seek in the users' experiences the necessary learning for the development of medical products. From the users point of view, the possibility of perceiving from the practice, demands that currently are not met and that could favor their work routine in the patients care. The results of this work lead to the conclusion that there is a connection between the innovations made by the company and the users demands and this relationship can be improved through the best investment in user-centered development, use of technological innovation to develop new applications for more affordable technologies and increased agility in the development process.pt_BR
dc.description.resumoA inovação é reconhecidamente uma importante estratégia para o destaque da empresa no mercado, entretanto, apenas o ato de transformar ideias e inovar nos processos e produtos, não garante o sucesso junto aos usuários e o retorno financeiro dos investimentos. Os usuários exercem o importante papel de validar essas inovações, sejam elas incrementais ou disruptivas, tornando-as diferenciais de mercado das empresas. O presente trabalho apresenta um estudo sobre como alinhar as estratégias de inovação adotadas pela empresa de equipamentos médicos às demandas dos usuários a partir do desenvolvimento de produtos centrado no usuário. Essa investigação partiu da análise de experiências dos engenheiros de produto acerca das principais práticas inovadoras adotadas para os monitores multiparamétricos pela GE Healthcare (GEHC), unidade de Contagem, Minas Gerais e de experiências dos usuários desses monitores no Hospital Público Regional de Betim (HPRB). Para isso, foi utilizado um método de pesquisa qualitativa a partir de conceitos da Grounded Theory e do Curso da Ação, no qual foram conduzidas entrevistas com os engenheiros de produto da empresa e realizadas observações do trabalho e entrevistas com usuários dos equipamentos médicos no hospital. As contribuições desta pesquisa visam suportar as práticas inovadoras da empresa de forma mais adequada e encorajá-la a buscar nas experiências dos usuários o aprendizado necessário para o desenvolvimento de produtos médicos. Sob o ponto de vista dos usuários, a possibilidade de perceber a partir da prática, demandas que atualmente não são atendidas e que poderiam favorecer sua rotina de trabalho no cuidado aos pacientes. Os resultados deste trabalho levam à conclusão de que há uma conexão entre as inovações realizadas pela empresa e as demandas dos usuários e que essa relação pode ser aperfeiçoada através do melhor investimento em desenvolvimento centrado no usuário, uso da inovação tecnológica para desenvolver novas aplicações para tecnologias a custos mais acessíveis e do aumento da agilidade no processo de desenvolvimento.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectualpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectDispositivos médicospt_BR
dc.subjectMonitores de pacientes (monitores multiparamétricos)pt_BR
dc.subjectGE healthcarept_BR
dc.subjectDesenvolvimento centrado no usuáriopt_BR
dc.subject.otherInovaçãopt_BR
dc.subject.otherEquipamentos e provisõespt_BR
dc.subject.otherAssistência centrada no pacientept_BR
dc.titleInovação, desenvolvimento de produtos e a experiência do usuário: estudo de caso em uma empresa de equipamentos médicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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