Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31054
Type: Monografia (especialização)
Title: Baixas taxas de adesão ao tratamento de hipertensos em Unidade de Saúde na Zona Rural do Município de Estrela de Alagoas – AL
Authors: Cristina Adélia Cavalcante Batista
First Advisor: Polyana Oliveira Lima
Abstract: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma das principais causas de morbimortalidade dos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Sendo a baixa adesão ou não adesão ao tratamento farmacológico anti-hipertensivo um problema de saúde pública e um dos maiores obstáculos para o sucesso do tratamento da hipertensão arterial, este trabalho apresenta uma Proposta de Intervenção, para a equipe 01 de Saúde da Família da zona rural, povoado de Impoeiras, no município de Estrela de Alagoas – Al, com o propósito de intervir sobre o grande número de pacientes com a pressão arterial não controlada residentes no território. Para isso foi utilizado o Planejamento Estratégico Situacional – PES e realizado coleta dos dados sobre a realidade do município e do território, elaborando-se uma lista de problemas dos quais o mais relevante foi priorizado e uma revisão de literatura. Esse projeto foi pensado para que permitisse entender onde estava dificuldade no controle dos níveis pressóricos da população atendida na unidade de saúde do povoado Impoeiras, estimular a prevenção de complicações para esses indivíduos e possíveis mudanças de comportamentos relacionados aos fatores de risco para a HAS, além de uma melhor adesão ao tratamento medicamentoso.
Abstract: Systemic hypertension (SH) is a major cause of morbidity and mortality in developed and developing countries. Being poor adherence or non-adherence to antihypertensive drug treatment a public health problem and a major obstacle to the successful treatment of high blood pressure, this work presents a proposal of intervention for Health 1 Team family - Impoeiras , rural area of the municipality Estrela de Alagoas, Al, in order to intervene on the large number of patients with blood pressure uncontrolled residing in the territory. For this we used the Situational Strategic Planning, collected data on the reality of the city and the territory by developing a list of issues of which the most important was prioritized. From there, they were then defined the causes of this problem present in the territory and proposed action strategies that encourage the actors involved (family, population, professionals and managers) towards the improvement of health conditions.
Subject: Terapêutica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família Família
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/31054
Issue Date: 23-Jan-2016
Appears in Collections:Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cristina adelia Final.pdf462.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.