Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31114
Type: Tese
Title: Colecionismo de arte moderna e contemporânea no Brasil: um estudo
Authors: Adriano Célio Gomide
First Advisor: Maria Angécia Melendi de Biasizzo
Abstract: A presente pesquisa foi motivada pelo interesse de estudar o papel dos colecionadores de arte moderna e contemporânea no sistema de arte brasileiro. O trabalho tem como objeto o colecionismo de cunho privado, exercido por indivíduos sem qualquer relação ou envolvimento oficial com os órgãos públicos, e cuja aquisição de obras de arte baseia-se em escolhas e interesses pessoais. Ao longo dela, verificou-se que o sistema de arte brasileiro nos últimos 25 anos se tornou cada vez mais complexo, e que definições de termos como colecionador e colecionismo não comportavam mais ideias fixas ou o significado que lhes foi atribuído. A reavaliação dos conceitos já estabelecidos e das definições preexistentes se fez necessária para uma correta adequação dos termos ao atual cenário de arte nacional. Levamos em consideração as obras de arte adquiridas através de relações de trocas voluntárias entre agentes econômicos – sejam eles artistas, colecionadores, galeristas, marchands ou leiloeiros –, as quais foram matéria de nossa atenção ao longo dos capítulos, como elementos envolvidos na relação estudada. Os trabalhos foram desenvolvidos através da caracterização dos vários modos de se adquirir e de se acumular obras de arte: mecenato, entesouramento e colecionismo, sendo este último o verdadeiro foco da pesquisa. Foram feitas entrevistas a dez colecionadores que, convidados, se dispuseram a compartilhar suas experiências em colecionismo. A contribuição de cada um deles permitiu conhecer suas motivações, estratégias e ideias relacionadas ao ato de colecionar obras de arte.
Abstract: This research was motivated by the interest in studying the role of contemporary and modern art collectors in the Brazilian fine art system. The subject of this work is private art collecting, carried out by individuals unrelated or not officially tied to any public institution and who acquire art works based on personal choices and interests. Throughout the research, it was verified that the Brazilian art system has become increasingly complex in the past 25 years, and also that definitions of the terms art collector and art collecting no longer admit fixed ideas or the meanings that had been attributed to them. The revaluation of the concepts already established and existing definitions was necessary for proper adjustment of the terms to the current scenario of national art system. We consider the works of art acquired through voluntary exchange relationships between economic agents – be them artists, collectors, gallery owners, art dealers, or auctioneers - , which were the object of our attention throughout the chapters, as elements involving the studied relationship. The works were developed through the characterization of several ways of acquiring and accumulating art works: patronage, treasure gathering or true art collecting, the latter being the true focus of this research. Ten interviews were made with ten art collectors who were willing to share their experiences. The contribution of each of them allowed us a better understanding of their motivations, strategies and ideas related to the act of collecting art.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Portugal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/31114
Issue Date: 1-Aug-2014
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPGArtes_AdrianoCelioGomide_TeseDOUTORADO_TextoPARCIAL.pdfAberto6.63 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons