Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31172
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Roberto Alexandre do Carmo Saidpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0894958518829730pt_BR
dc.contributor.referee1Gustavo Silveira Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee2Roniere Silva Menezespt_BR
dc.creatorDelci Cristina Martins Alvespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2019245712125340pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-21T18:44:17Z-
dc.date.available2021-01-21T11:11:05Z-
dc.date.issued2019-02-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/31172-
dc.description.abstractThis work aims at the analysis of Boitempo (1968), which unfolds in Boitempo II – Menino Antigo (1973) and Boitempo III – Esquecer para lembrar (1979), by Carlos Drummond de Andrade, in order to study the ways in which the memorable poem, representative of one of the lines of force of the Drummondian poetry, allows to displace images of the past, referring to the signs of the province of Minas Gerais and communicating with the modern history of the nation. From a formulation grounded in the field of cultural studies according to the “truth” of the modern nation is precisely in its borders, we may think that the subject-of-memory makes Itabira, hometown and ghostly stage of poetic remembrance, a margin of reading and discursive interpellation of his nation.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa à análise da obra Boitempo (1968), que se desdobra em Boitempo II - Menino antigo (1973) e Boitempo III - Esquecer para lembrar (1979), de Carlos Drummond de Andrade, a fim de estudar os modos os quais o poema memorialístico, representante de uma das linhas de força da poesia drummondiana, permite deslocar imagens do passado, referentes aos signos da província mineira e comunicar-se com a história moderna da nação. A partir de uma formulação assentada no campo dos estudos culturais, segundo a qual a “verdade” da nação moderna está justamente em suas bordas, podemos pensar que o sujeito-da-memória faz de Itabira, cidade natal e palco fantasmático da recordação poética, uma margem de leitura e interpelação discursiva de sua nação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectDrummondpt_BR
dc.subjectItabirapt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectNação modernapt_BR
dc.subject.otherAndrade, Carlos Drummond, 1902-1987. - Boitempo - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherAndrade, Carlos Drummond, 1902-1987. - Boitempo II: Menino antigo - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherAndrade, Carlos Drummond, 1902-1987. - Boitempo III: Esquecer para lembrarpt_BR
dc.subject.otherPoesia brasileira - História e críticapt_BR
dc.subject.otherMemória na literaturapt_BR
dc.subject.otherLiteratura e sociedadept_BR
dc.titleItabira nos versos de Drummond: poesia, memória e históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Delci Cristina Martins Alves - Documento Completo.pdfRestrito1.26 MBAdobe PDFView/Open
Delci Cristina Martins Alves - Documento Parcial.pdfAberto916.5 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons