Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/31172
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Roberto Alexandre do Carmo Said | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0894958518829730 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gustavo Silveira Ribeiro | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Roniere Silva Menezes | pt_BR |
dc.creator | Delci Cristina Martins Alves | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2019245712125340 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-21T18:44:17Z | - |
dc.date.available | 2021-01-21T11:11:05Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-25 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/31172 | - |
dc.description.abstract | This work aims at the analysis of Boitempo (1968), which unfolds in Boitempo II – Menino Antigo (1973) and Boitempo III – Esquecer para lembrar (1979), by Carlos Drummond de Andrade, in order to study the ways in which the memorable poem, representative of one of the lines of force of the Drummondian poetry, allows to displace images of the past, referring to the signs of the province of Minas Gerais and communicating with the modern history of the nation. From a formulation grounded in the field of cultural studies according to the “truth” of the modern nation is precisely in its borders, we may think that the subject-of-memory makes Itabira, hometown and ghostly stage of poetic remembrance, a margin of reading and discursive interpellation of his nation. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho visa à análise da obra Boitempo (1968), que se desdobra em Boitempo II - Menino antigo (1973) e Boitempo III - Esquecer para lembrar (1979), de Carlos Drummond de Andrade, a fim de estudar os modos os quais o poema memorialístico, representante de uma das linhas de força da poesia drummondiana, permite deslocar imagens do passado, referentes aos signos da província mineira e comunicar-se com a história moderna da nação. A partir de uma formulação assentada no campo dos estudos culturais, segundo a qual a “verdade” da nação moderna está justamente em suas bordas, podemos pensar que o sujeito-da-memória faz de Itabira, cidade natal e palco fantasmático da recordação poética, uma margem de leitura e interpelação discursiva de sua nação. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Drummond | pt_BR |
dc.subject | Itabira | pt_BR |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Nação moderna | pt_BR |
dc.subject.other | Andrade, Carlos Drummond, 1902-1987. - Boitempo - Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Andrade, Carlos Drummond, 1902-1987. - Boitempo II: Menino antigo - Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Andrade, Carlos Drummond, 1902-1987. - Boitempo III: Esquecer para lembrar | pt_BR |
dc.subject.other | Poesia brasileira - História e crítica | pt_BR |
dc.subject.other | Memória na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura e sociedade | pt_BR |
dc.title | Itabira nos versos de Drummond: poesia, memória e história | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Delci Cristina Martins Alves - Documento Completo.pdf | Restrito | 1.26 MB | Adobe PDF | View/Open |
Delci Cristina Martins Alves - Documento Parcial.pdf | Aberto | 916.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License