Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/31248
Tipo: Dissertação
Título: Remanescências da arquitetura ferroviária em Minas Gerais: uma ferramenta de preservação das estações ferroviárias
Autor(es): Fernanda dos Santos Silva
Primeiro Orientador: Marco Antonio Penido de Rezende
Primeiro membro da banca : Alexandre Ferreira Mascarenhas
Segundo membro da banca: Tito Flávio Aguiar
Resumo: Esta dissertação intitulada “Remanescências da arquitetura ferroviária em Minas Gerais: uma ferramenta de preservação das estações ferroviárias” apresenta como principal objetivo propor uma metodologia de trabalho no uso da portaria 407/2010 do IPHAN a partir da investigação das estações ferroviárias remanescentes de Minas Gerais. Para tal, se fez necessário fazer um levantamento do contexto atual das estações remanescentes e apresentar um contexto historiográfico da tipologia no cenário nacional. Assim, espera-se que o trabalho seja mais uma ferramenta de preservação dessa tipologia e que se apresente como mais um recurso de ação preservacionista. Assim sendo, apresenta-se dividido em 03 etapas: a primeira corresponde ao eixo historiográfico da pesquisa onde são abordados o entendimento do patrimônio ferroviário e de sua trajetória que permitiu que o que antes era transporte, hoje passasse a ser entendido como patrimônio. Para tanto, são apresentados, em um primeiro momento, um panorama geral sobre as ferrovias, as discussões sobre a preservação do patrimônio ferroviário no contexto nacional e mineiro, e a percepção do patrimônio ferroviário no âmbito do IPHAN. O segundo eixo da pesquisa apresenta os levantamentos realizados a fim de identificar as estações remanescentes, de tal modo que seja uma ferramenta de referência na construção de um planejamento de políticas institucionais de preservação do patrimônio ferroviário pelo IPHAN-MG. Assim, chegamos ao terceiro eixo da pesquisa que é analisar como esse remanescente vem sendo tratado pelo IPHAN a luz da portaria 407 e a partir dessa análise propor uma abordagem de preservação que possa ler a malha ferroviária mineira, através das estações, como um possível recorte de abordagem para a atuação das políticas preservacionistas dedicadas a essa tipologia.
Assunto: Ferrovias - Estações - Teses
Ferrovias - Conservação e restauração -Teses
Ferrovias - Minas Gerais - História - Teses
Patrimônio histórico - Conservação e restauração - Teses
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/31248
Data do documento: 28-Fev-2019
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