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http://hdl.handle.net/1843/31248
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Marco Antonio Penido de Rezende | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8413549938151614 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alexandre Ferreira Mascarenhas | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Tito Flávio Aguiar | pt_BR |
dc.creator | Fernanda dos Santos Silva | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8730194002845940 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-25T16:49:36Z | - |
dc.date.available | 2019-11-25T16:49:36Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/31248 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação intitulada “Remanescências da arquitetura ferroviária em Minas Gerais: uma ferramenta de preservação das estações ferroviárias” apresenta como principal objetivo propor uma metodologia de trabalho no uso da portaria 407/2010 do IPHAN a partir da investigação das estações ferroviárias remanescentes de Minas Gerais. Para tal, se fez necessário fazer um levantamento do contexto atual das estações remanescentes e apresentar um contexto historiográfico da tipologia no cenário nacional. Assim, espera-se que o trabalho seja mais uma ferramenta de preservação dessa tipologia e que se apresente como mais um recurso de ação preservacionista. Assim sendo, apresenta-se dividido em 03 etapas: a primeira corresponde ao eixo historiográfico da pesquisa onde são abordados o entendimento do patrimônio ferroviário e de sua trajetória que permitiu que o que antes era transporte, hoje passasse a ser entendido como patrimônio. Para tanto, são apresentados, em um primeiro momento, um panorama geral sobre as ferrovias, as discussões sobre a preservação do patrimônio ferroviário no contexto nacional e mineiro, e a percepção do patrimônio ferroviário no âmbito do IPHAN. O segundo eixo da pesquisa apresenta os levantamentos realizados a fim de identificar as estações remanescentes, de tal modo que seja uma ferramenta de referência na construção de um planejamento de políticas institucionais de preservação do patrimônio ferroviário pelo IPHAN-MG. Assim, chegamos ao terceiro eixo da pesquisa que é analisar como esse remanescente vem sendo tratado pelo IPHAN a luz da portaria 407 e a partir dessa análise propor uma abordagem de preservação que possa ler a malha ferroviária mineira, através das estações, como um possível recorte de abordagem para a atuação das políticas preservacionistas dedicadas a essa tipologia. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estação ferroviária | pt_BR |
dc.subject | Preservação | pt_BR |
dc.subject | RFFSA | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio ferroviário | pt_BR |
dc.subject.other | Ferrovias - Estações - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Ferrovias - Conservação e restauração -Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Ferrovias - Minas Gerais - História - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Patrimônio histórico - Conservação e restauração - Teses | pt_BR |
dc.title | Remanescências da arquitetura ferroviária em Minas Gerais: uma ferramenta de preservação das estações ferroviárias | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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Dissertação SILVA_ 2019_FERNANDA.pdf | 2.55 MB | Adobe PDF | View/Open |
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