Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31248
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marco Antonio Penido de Rezendept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8413549938151614pt_BR
dc.contributor.referee1Alexandre Ferreira Mascarenhaspt_BR
dc.contributor.referee2Tito Flávio Aguiarpt_BR
dc.creatorFernanda dos Santos Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8730194002845940pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-25T16:49:36Z-
dc.date.available2019-11-25T16:49:36Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/31248-
dc.description.resumoEsta dissertação intitulada “Remanescências da arquitetura ferroviária em Minas Gerais: uma ferramenta de preservação das estações ferroviárias” apresenta como principal objetivo propor uma metodologia de trabalho no uso da portaria 407/2010 do IPHAN a partir da investigação das estações ferroviárias remanescentes de Minas Gerais. Para tal, se fez necessário fazer um levantamento do contexto atual das estações remanescentes e apresentar um contexto historiográfico da tipologia no cenário nacional. Assim, espera-se que o trabalho seja mais uma ferramenta de preservação dessa tipologia e que se apresente como mais um recurso de ação preservacionista. Assim sendo, apresenta-se dividido em 03 etapas: a primeira corresponde ao eixo historiográfico da pesquisa onde são abordados o entendimento do patrimônio ferroviário e de sua trajetória que permitiu que o que antes era transporte, hoje passasse a ser entendido como patrimônio. Para tanto, são apresentados, em um primeiro momento, um panorama geral sobre as ferrovias, as discussões sobre a preservação do patrimônio ferroviário no contexto nacional e mineiro, e a percepção do patrimônio ferroviário no âmbito do IPHAN. O segundo eixo da pesquisa apresenta os levantamentos realizados a fim de identificar as estações remanescentes, de tal modo que seja uma ferramenta de referência na construção de um planejamento de políticas institucionais de preservação do patrimônio ferroviário pelo IPHAN-MG. Assim, chegamos ao terceiro eixo da pesquisa que é analisar como esse remanescente vem sendo tratado pelo IPHAN a luz da portaria 407 e a partir dessa análise propor uma abordagem de preservação que possa ler a malha ferroviária mineira, através das estações, como um possível recorte de abordagem para a atuação das políticas preservacionistas dedicadas a essa tipologia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentARQ - ESCOLA DE ARQUITETURApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentávelpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstação ferroviáriapt_BR
dc.subjectPreservaçãopt_BR
dc.subjectRFFSApt_BR
dc.subjectPatrimônio ferroviáriopt_BR
dc.subject.otherFerrovias - Estações - Tesespt_BR
dc.subject.otherFerrovias - Conservação e restauração -Tesespt_BR
dc.subject.otherFerrovias - Minas Gerais - História - Tesespt_BR
dc.subject.otherPatrimônio histórico - Conservação e restauração - Tesespt_BR
dc.titleRemanescências da arquitetura ferroviária em Minas Gerais: uma ferramenta de preservação das estações ferroviáriaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação SILVA_ 2019_FERNANDA.pdf2.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.