Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/31404
Tipo: Tese
Título: Cultura organizacional e traços da personalidade: construtos predecessores para a colaboração na rede de suprimentos?
Autor(es): Roberta de Cássia Macedo
Primeiro Orientador: Ricardo Silveira Martins
Primeiro membro da banca : Ricardo Teixeira Veiga
Segundo membro da banca: Kely César Martins de Paiva
Terceiro membro da banca: Wescley Silva Xavier
Quarto membro da banca: Priscila Laczynski de Souza Miguel
Resumo: O objetivo geral desse estudo foi investigar se há influência da cultura organizacional e dos traços da personalidade na propensão à colaboração na rede de suprimentos. Dessa forma, a preocupação central estava em compreender se a cultura organizacional e os traços da personalidade são fatores qualificadores para a colaboração na rede de suprimentos e nos relacionamentos com fornecedores e clientes. Os referenciais teóricos que ancoraram esse estudo foram o Behavioral Operations Management, Comportamento Organizacional e Rede de Suprimentos. Nos procedimentos metodológicos, o campo empírico estudado foram os gestores de compras e vendas localizados em Minas Gerais. Os dados foram coletados a partir de questionários autoadministrados difundidos na literatura. A coleta foi por meio eletrônico utilizando o SurveyMonkey®. O estudo foi quantitativo e qualitativo, utilizando a Modelagem de Equações Estruturais (SEM) e o Qualitative Comparative Analysis (QCA) nas condições dicotomizadas crisp sets (csQCA). Os dados foram gerados no Smart PLS para a SEM e no software R para o QCA. Durante o desenvolvimento do trabalho, os relacionamentos com fornecedores e clientes apresentaram diferentes associações com os construtos comportamentais selecionados para esse estudo. Desse modo, cada relacionamento obteve um resultado distinto: no relacionamento com os clientes, a cultura organizacional qualifica a colaboração na rede de suprimentos. Já no relacionamento com os fornecedores, dois traços da personalidade foram identificados como qualificadores da colaboração na rede de suprimentos: a abertura e o neuroticismo. Os resultados demonstraram que há diferenças comportamentais entre os gestores de compras e vendas para a propensão à colaboração na rede de suprimentos. Esse resultado sugere que as relações com clientes são prioritárias dentro da organização e que as relações dos compradores com os fornecedores tendem a ser mais próximas, pois a personalidade do gestor de compra influencia o desenrolar desse relacionamento.
Abstract: The general objective of this study was to investigate the influence of organizational culture and personality traits on the propensity to collaborate in the supply network. Thus, the central concern was to understand whether organizational culture and personality traits are qualifying factors for collaboration in the supply chain and in relationships with suppliers and customers. The theoretical references that anchored this study were Behavioral Operations Management, Organizational Behavior and Supply Chain. In the methodological procedures, the empirical field studied were the purchasing and sales managers located in Minas Gerais. Data were collected from self-administered questionnaires published in the literature. The collection was by electronic means using SurveyMonkey®. The study was quantitative and qualitative, using Structural Equation Modeling (SEM) and Qualitative Comparative Analysis (QCA) under the dichotomized conditions crisp sets (csQCA). The data were generated in the Smart PLS for the SEM and in the R software for the QCA. During the development of the work, the relationships with suppliers and clients presented different associations with the behavioral constructs selected for this study. In this way, each relationship obtained a different result: in the relationship with the customers, the organizational culture qualifies the collaboration in the network of supplies. In this way, the relationship with suppliers, two traits of personality were identified as qualifiers of collaboration in the supply network: openness and neuroticism. The results showed behavioral differences between the managers of purchases and sales for the propensity to collaborate in the network supply chain. This result suggests that customer relations are a priority within the organization and the relationships of buyers with suppliers tend to be closer, since the personality of the purchasing manager influences the development of this relationship.
Assunto: Cultura organizacional
Comportamento organizacional
Logística
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/31404
Data do documento: 25-Fev-2019
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
27 Tese 03.04.19 versão final.pdf4.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.