Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/31430
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Importância da prática de educação em serviço para a equipe de enfermagem na unidade de terapia intensiva em relação à segurança do paciente
Autor(es): Mariana Macieira de Oliveira
Primeiro Orientador: Anadias Trajano Camargos
Resumo: A educação em serviço tem a finalidade de desenvolver os profissionais para que esses se tornem mais capacitados e eficientes ao desenvolver a sua prática. Essa prática de educação deve ocorrer constante, sobretudo para as equipes de enfermagem de Unidade de Terapia Intensiva, onde os pacientes ali inseridos, necessitam de cuidados mais complexos. O estudo teve como objetivo identificar na literatura as estratégias utilizadas na prática de educação em serviço para a equipe de enfermagem sobre as medidas de segurança do paciente em Unidades de Terapia Intensiva. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Para realizar a busca foram utilizados os descritores das bases de dados LILACS e BDENF. Foram encontrados 159 artigos nestas bases de dados que após uma leitura minuciosa somente 08 artigos foram incluídos na amostra. Constatou-se que dos artigos selecionados alguns apontaram certas fragilidades das instituições de saúde, quando da ausência ou deficiência da adesão ás práticas de educação em serviço. Outros, pôde-se analisar que há deficiência de práticas educativas voltadas para a segurança do paciente, e ainda, outros apontaram que há estudos que trataram de uma prática aplicada que não obteve êxito esperado. Considerando a relevância do estudo, constatou-se a necessidade de novos estudos que abordem essa temática, uma vez que são poucos os resultados avaliados que beneficiaram a equipe de enfermagem após terem recebido a educação em serviço. Assim, conclui-se que foi importante a realização desse estudo, em relação ao processo educativo na área da enfermagem e que ainda necessita ser mais divulgado por serem poucos conhecidos e praticados.
Abstract: Practices of education in service has the purpose of developing professionals so that they become more capable and efficient in developing their practice. This practice of education must occur constantly, especially for the nursing teams of the Intensive Care Unit, where patients inserted there, need more complex care. The study aimed to identify in the literature the results of practices of education in-service for the nursing team on the patient safety measures in Intensive Care Units. This is an integrative review of the literature. To perform the search we used the descriptors of the LILACS and BDENF databases. We found 159 articles in these databases that after a thorough reading only 08 articles were included in the sample. It was observed that some of the selected articles pointed out certain fragilities of health institutions, in the absence or lack of adherence to in-service education practices. Others, it could be analyzed that there are deficiencies in educational practices focused on patient safety, and others have pointed out that there are studies that deal with an applied practice that did not obtain an expected success. Considering the relevance of the study, it was verified the need for new studies that address this theme, since few evaluated results that benefited the nursing team after having received the education in service. Thus, it was concluded that it was important to carry out this study, in relation to the educational process in the nursing area and that still needs to be more publicized because they are few known and practiced.
Assunto: Educação em Saúde
Educação Continuada em Enfermagem
Unidades de Terapia Intensiva
Segurança do Paciente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso: Curso de Especialização em Estratégia do Cuidar em Enfermagem
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/31430
Data do documento: 20-Mar-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Estratégia do Cuidar em Enfermagem

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