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Tipo: Dissertação
Título: Análise da produção científica sobre competência informacional no contexto da ciência da informação no Brasil
Autor(es): Fabíola Maria Siqueira Rocha
primer Tutor: Marlene Oliveira
primer miembro del tribunal : Marília de Abreu Martins de Paiva
Segundo miembro del tribunal: Ronaldo Ferreira de Araújo
Resumen: O objetivo desta pesquisa consiste em analisar a produção científica sobre competência informacional no contexto da Ciência da Informação no Brasil, veiculada por meio dos artigos indexados no SciELO, BRAPCI, teses e dissertações disponibilizadas nas bibliotecas digitais de teses e dissertações ou nos repositórios institucionais dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI´s). O referencial teórico reúne ideias e autores da Ciência da Informação, Comunicação científica, Bibliometria, bibliotecas digitais e repositórios institucionais e Competência informacional. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagens quantitativa e qualitativa. Os resultados revelam que no período de 17 anos, identificou-se 68 teses e dissertações em 10 Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Um total de 179 artigos veiculados em 37 revistas científicas indexadas na BRAPCI e SciELO no período de 2000 a 2017. Temática foi mais expressiva nos PPGCI´s da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) com 17 publicações, Universidade de Brasília (UnB) com 12 publicações e Universidade Federal da Bahia (UFBA) com 10 publicações. Verifica-se uma grande diversidade de pesquisadores que orientaram, somente, um trabalho ou que publicaram um único artigo, que mostra uma dispersão da produtividade. Identificou-se duas docentes/pesquisadoras como orientadoras mais produtivas abrigadas no PPGCI da UNESP. Os assuntos mais abordados nas teses e dissertações foram: Competência em informação com frequência seis e competência informacional com quatro repetições. Na BRAPCI encontrou-se 34 revistas científicas com um total de 158 artigos. No SciELO apenas três revistas científicas com 21 artigos. A competência informacional é uma temática recente no Brasil e ainda não tem coesão e preferências de seus pesquisadores quanto aos problemas importantes a serem estudados no Brasil. Percebe-se na literatura estudada que alguns pesquisadores de outras temáticas fizeram um passeio pelo assunto e orientaram uma dissertação ou tese ou escreveram um artigo somente.
Abstract: The objective of this research is to analyze the scientific production on Information Literacy in the context of Information Science in Brazil, conveyed through articles indexed in SciELO, BRAPCI, theses and dissertations available in digital thesis and dissertation libraries or in the institutional repositories of the post- graduation programs in information science (PPGCI´s). The theoretical framework brings together ideas and authors from Information Science, Scientific Communication, Bibliometrics, Digital Libraries and Institutional Repositories and Information Literacy. This is a descriptive research with quantitative and qualitative approaches. The results show that in the period of 17 years, 68 theses and dissertations were identified in 10 post- graduation programs in information science. A total of 179 articles published in 37 scientific journals indexed in BRAPCI and SciELO, in the period 2000 to 2017. We identified 68 theses and dissertations in 10 graduate program in information science. The results show that the theme was more expressive in the PPGCI´s of the State University "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) with 17 publications, Universidade de Brasília (UnB) with 12 publications and Universidade Federal da Bahia (UFBA) with 10 publications. There is a great diversity of researchers who have only guided a work that shows a dispersion of productivity. Two professoras/researchers were identified as more productive advisors, sheltered in the PPGCI of UNESP. The subjects most frequently addressed in theses and dissertations are: competence in information with frequency six and informational competence with four replications. In BRAPCI, 34 scientific journals were found with a total of 158 articles. In Scielo only three scientific journals with 21 articles. Information Literacy a recent theme in Brazil and still does not have the cohesion and preferences of its researchers regarding the important problems to be studied in Brazil. In the literature studied, some researchers from other subjects took a tour of the theme and guided a dissertation or thesis or wrote an article only.
Asunto: Ciência da Informação
Comunicação na ciência da informação
Competência em informação
Bibliometria
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/31461
Fecha del documento: 26-ago-2019
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