Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31612
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alessandro Corrêa Victorinopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7484774106755238pt_BR
dc.contributor.referee1Dimas Abreu Archanjo Dutrapt_BR
dc.contributor.referee2Danilo Amaralpt_BR
dc.creatorLucas Amaral Costapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3565830483579105pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-18T17:20:27Z-
dc.date.available2019-12-18T17:20:27Z-
dc.date.issued2019-10-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/31612-
dc.description.abstractTal como em (JUNIOR, ALENCAR e JOHN, 2011) e (A proporção de habitantes por carro nas capitais, 2016), o grande aumento da frota de veículos nos centros urbanos traz o desafio de estacionar vários veículos em espaços confinados. Uma possível solução para este problema está no desenvolvimento de sistemas de estacionamento de alta tecnologia capazes de estacionar múltiplos veículos em espaços limitados. A presente dissertação apresenta uma solução para este problema e consiste no desenvolvimento de um dispositivo duplicador de estacionamento que permite estacionar dois veículos no espaço necessário para estacionar apenas um. A solução é levantar um dos veículos, para que o outro possa ocupar o espaço abaixo dele. O desenvolvimento do dispositivo foi realizado por meio de análises de tensão-deformação e técnicas de CAD/CAM. Primeiro, as características de projeto do sistema de estacionamento foram definidas e um projeto conceitual foi desenvolvido. Então a análise estrutural foi realizada. Os resultados obtidos foram utilizados no dimensionamento dos elementos determinando as suas dimensões. Em seguida as soluções foram refinadas através da análise de elementos finitos. Por fim, um protótipo virtual e um projeto detalhado foram desenvolvidos principalmente no software SOLIDWORKS® v. 2019. E um protótipo em escala reduzida foi impresso em 3D. A estrutura obtida foi uma solução simples e de baixo custo otimizando o sistema de estacionamento. O dispositivo proposto apresenta configuração e acionamento simples e inovador (com polia móvel) além das característica de poder ser facilmente fabricado e montado em série, o que proporciona menor custo final do produto acabado e o caracteriza, juntamente com seus demais atributos, como uma grande invenção em comparação com os equipamentos similares atualmente disponíveis no mercado, até então patenteado ou no estado da arte. Um pedido de patente foi depositado sob o número de registro BR1020170118142.pt_BR
dc.description.resumoAs in (JUNIOR, ALENCAR e JOHN, 2011) and (A proporção de habitantes por carro nas capitais, 2016), the extensive increase in the fleet of vehicles in urban centers brings the challenge of parking several vehicles in confined spaces. A possible solution to this problem is the development of high-tech parking systems capable of parking multiple vehicles in limited spaces. The current thesis presents a solution to this problem and consists of developing a parking duplicator device that allows parking two vehicles in the space required to park only one. The solution is to lift one of the vehicles so that the other one can occupy the space below it. The device’s development was achieved by means of stress-strain analysis and CAD/CAM techniques. First, the design characteristics of the parking system were defined, and a conceptual design was developed. The structural analysis was then performed. The obtained results were used in the dimensioning of the elements determining its dimensions. Next, the solutions were refined through finite element analysis. Finally, a virtual prototype and a detailed project were developed mainly in the software SOLIDWORKS® v. 2019. And a reduced scale prototype was 3D printed. The obtained structure was a simple and inexpensive solution optimizing the parking system. The proposed device presents simple and innovative configuration and drive (with movable pulley) besides the characteristic of being able to be easily manufactured and assembled in series, which provides lower final cost of the product and characterizes it, along with its other attributes, as a great invention compared to the similar equipment currently available on the market, hitherto patented or in the state of the art. A patent application was deposited under the registration number BR1020170118142.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecanicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectParking duplicatorpt_BR
dc.subjectSecond class leverpt_BR
dc.subjectMovable pulleypt_BR
dc.subjectShear pinpt_BR
dc.subjectStress-strain analysispt_BR
dc.subjectFinite element analysispt_BR
dc.subjectIntelligent systempt_BR
dc.subject.otherEngenharia mecânicapt_BR
dc.subject.otherAutomóveis - Estacionamentopt_BR
dc.subject.otherMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subject.otherSistemas especialistas (Computação)pt_BR
dc.titleDevelopment of an intelligent parking duplicator mechanical devicept_BR
dc.title.alternativeDesenvolvimento de um dispositivo mecânico inteligente duplicador de estacionamentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1757-6423pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DEVELOPMENT OF AN INTELLIGENT PARKING DUPLICATOR MECHANICAL DEVICE.pdf12.57 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons