Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/31804
Tipo: Dissertação
Título: Formação de professores de ciências naturais para atuação na educação de jovens e adultos na perspectiva da abordagem CTSA
Autor(es): Gabriela de Paula Oliveira
primer Tutor: Analise de Jesus da Silva
primer Co-tutor: Fábio Augusto Rodrigues e Silva
Resumen: Esta pesquisa teve como principal objetivo buscar contribuições de graduandos dos Cursos de Licenciatura em Química, Física e Biologia da Universidade Federal de Minas Gerais quanto às possíveis lacunas em sua formação inicial, tendo em vista o trabalho com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a Sequência Didática (SD) e com a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (CTSA) que dialogue com suas vivências cotidianas e as dos educandos com os quais trabalharão, ressignificando o olhar destes graduandos para sua atuação como docentes da Educação Básica. Foram realizados três encontros com 13 graduandos, sendo 3 do curso de Biologia, 5 do curso de Física e 6 do curso de Química. Os dados da pesquisa emergiram por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas. Como instrumentos de coleta de dados, utilizou-se entrevistas, questionários, material produzido pelos cursistas. Como suporte para a coleta utilizou-se um gravador de áudio e uma um gravador de áudio e uma filmadora. A perspectiva metodológica adotada para a compreensão dos dados se referenciou na Análise de Conteúdo. Tendo em vista a necessidade de aprimorar a formação continuada de graduandos e de graduados dos cursos de Ciências Naturais em relação à abordagem CTSA para turmas de EJA por meio de SD, foi elaborado um produto educacional. Trata-se de um Curso de Formação Continuada para os educadores de Química, Física e Biologia, com o objetivo de contribuir com a sua construção de conhecimentos, para o ensino dos mesmos e para a aprendizagem dos educandos. Para a elaboração do curso, utilizou- se da estratégia de formação docente da Sequência Didática como principal instrumento norteador. Após a conclusão do Mestrado, tal produto educacional será apresentado para gestores públicos objetivando ser trabalhado com docentes que já estejam atuando na modalidade. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os graduandos da área de Ciências Naturais da UFMG, apontaram lacunas nos cursos de graduação em Biologia, Física e Química, quanto as temáticas EJA, abordagem CTSA e SD que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. Por meio da aquisição, categorização e análise dos resultados obtidos, cumpri meus objetivos, pois a) constatei que os graduandos apresentaram pouco conhecimento sobre as temáticas e que a contextualização e a interdisciplinaridade, assim como a experiência e a vivência, foram apontados por eles como fatores cruciais para melhor compreensão das temáticas; b) identifiquei que a ausência de experiências ao longo da formação inicial dos graduandos da área de ciências naturais dos cursos de Química, Física e Biologia da UFMG contribuiu para o pouco conhecimento constatado e c) confirmei a relevância da elaboração de um Curso de Formação Continuada de educadores de Química, Física e Biologia, que contribua para a construção de conhecimentos necessários a estes docentes para trabalhar a Abordagem CTSA e a Sequência Didática na EJA.
Abstract: This research’s main objective was to seek contributions from undergraduate students of the Chemistry, Physics and Biology Courses of the Federal University of Minas Gerais (UFMG) regarding the possible gaps would may exist in the early periods, in view of the work with Youth and Adult Education (EJA ), with the Didactic Sequence (SD) and with the Science, Technology, Society and Environment (CTSA) approach that will dialogue with their daily experiences and those students with whom they will work with. Three meetings were held with 13 undergraduates, three of them in Biology, five in Physics and six in Chemistry. The research data emerged through questionnaires and semi-structured interviews. An audio recorder and a camcorder camera were the data collection instruments used. The methodological perspective adopted for the data understanding was based in Content Analysis. With the goal to improve the continuing Natural Sciences courses undergraduates and graduates education regarding the CTSA approach for EJA classes through SD, an educational product was developed. It is a Continuing Formation Course for educators in Chemistry, Physics and Biology, with the aim to contribute to their own construction of knowledge, as well of their studends. To elaborate the course, the Didactic Sequence teaching strategy was used as the main guiding instrument. Upon completion of the Master’s Degree, such educational product will be presented to public managers aiming at teachers who are already acting in the referred modality. The research results showed that the undergraduates in Natural Sciences area from UFMG has actually pointed to gaps in Biology, Physics and Chemistry courses, with regard to the EJA, CTSA and SD approaches involving the teaching and learning process. By means of the acquisition, categorization and analysis of the obtained results, I successfully fulfilled my objectives, since a) I noticed that the undergraduates presented little knowledge about the subjects and that the contextualization and the interdisciplinarity, as well as the experience and background, were pointed out by them as crucial factors to a better understanding of the issues; b) I identified that the lack of experience during the undergraduates initial formation in the natural sciences area of the Chemistry, Physics and Biology courses at UFMG contributed to the lack of knowledge and c) confirmed the relevance to elaborate a Continuing Formation Course to educators in Chemistry, Physics and Biology, who will contribute to their necessary knowledge construction to work with the CTSA Approach and the Didactic Sequence in the EJA.
Asunto: Educação de adultos
Educadores de adultos -- Formação
Quimica -- Estudo e ensino
Professores de química
Fisica -- Estudo e ensino
Professores de física -- Formação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/31804
Fecha del documento: 27-feb-2019
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Disssretação com ficha e aprovação.pdf1.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons