Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31857
Type: Dissertação
Title: A arte contemporânea e a Abordagem Triangular: conexões possíveis para o ensino de Artes Visuais
Authors: Mauro Roberto Vieira
First Advisor: Rosvita Kolb Bernardes
First Referee: Juliana Gouthier Macedo
Second Referee: Geraldo Freire Loyola
Abstract: Este artigo tem como foco trazer reflexões procedentes de minhas vivências enquanto professor artista, mediando o processo de ensino e aprendizagem de arte contemporânea em uma escola municipal do município de Betim, Minas Gerais. Descrevo e discuto a experiência do ensino de arte contemporânea em conexão com a Abordagem Triangular, sistematizada pela Professora e Pesquisadora Ana Mae Barbosa na década de 80, com a finalidade de analisar seus impactos e elaborar uma proposta pedagógica de ensino e aprendizagem de Arte para as séries finais do Ensino Fundamental.
Abstract: This article has as its objective to reflect about my experiences as an artist teacher of contemporary Art in a public school in the city of Betim, Minas Gerais. I describe and discuss these experiences in connection with the Triangular Approach a system developed by the teacher and researcher Ana Mae Barbosa in the 80’s decade with the purpose of elaborating a pedagogical proposal for the teaching/learning process of Art for the final years of Elementary School.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Arte moderna - Séc. XXI
Professores - Formação
Arte e educação
Teses EBA
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/31857
Issue Date: 4-Jul-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAUROROBERTOVIEIRA_artecontemporaneaeabordagemtriangular.pdf1.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.