Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31942
Type: Dissertação
Title: A escrita inventada e o uso das letras móveis com crianças de cinco anos
Authors: Andressa Camargos Macêdo
First Advisor: Sara Mourão Monteiro
Abstract: Esta pesquisa tem como foco avaliar os resultados de dois Programas de Escrita Inventada: em um, a reflexão metalinguística das crianças é mediada sem o uso de letras móveis; e no outro, com o uso das letras móveis. Os participantes da pesquisa foram crianças de 5 anos, de uma escola municipal de Belo Horizonte. A investigação aconteceu durante os meses de agosto, setembro e outubro de 2017, considerando todos os encontros com as crianças. Duas questões fundamentaram este estudo: Será que as crianças que participarem do Programa Escrita Inventada apresentarão estratégias e hipóteses mais avançadas de escrita, do que as crianças que não participarem de tal programa? Será que as crianças que participarem do Programa Escrita Inventada com o uso das letras móveis, apresentarão estratégias e hipóteses mais avançadas de escrita, do que as crianças que participarem do Programa Escrita Inventada sem o uso das letras móveis? Em nosso estudo, adotamos a pesquisa de intervenção como perspectiva de investigação. Foram aplicados testes de escrita de palavras com objetivo de verificar o nível conceitual de escrita em que as crianças se encontravam antes (pré-testes) e depois (pós-testes) da realização do Programa Escrita Inventada. Todas as crianças da turma pesquisada participaram de testes de conhecimento de letras, consciência silábica e leitura de palavras. A partir do desempenho das crianças nesses testes, formaram-se três grupos de pesquisa: dois grupos experimentais e um grupo controle. O grupo que participou do Programa Escrita Inventada com o uso das letras móveis foi identificado como Grupo Experimental 1. O grupo que participou do Programa Escrita Inventada sem o uso das letras móveis foi identificado como Grupo Experimental 2. O grupo de crianças com as quais não foi desenvolvido o Programa Escrita Inventada foi identificado como Grupo Controle. Dialogamos com autores que discutem a aprendizagem inicial da escrita e sobre Programas de Escrita Inventada. As hipóteses iniciais foram confirmadas nos resultados da pesquisa. As crianças que participaram do Programa Escrita Inventada apresentaram hipóteses mais avançadas em relação à qualidade de suas escritas inventadas, no âmbito do pós-teste, do que as crianças que não participaram do programa de intervenção de escrita e as crianças que participaram do Programa Escrita Inventada com o uso das letras móveis apresentaram hipóteses mais avançadas em relação à qualidade de suas escritas inventadas, no âmbito do pós-teste, do que as crianças integrantes do Programa Escrita Inventada sem o uso das letras móveis. Esperamos poder contribuir com as práticas pedagógicas em sala de aula, fornecendo elementos sobre os impactos de dois Programas Escrita Inventada (sem e com o uso de letras móveis) e sobre os processos e as estratégias de escrita das crianças pequenas.
Abstract: This research aims to evaluate the results of two Invented Writing Programs: in the first one, the children's metalinguistic reflection is mediated without the use of moveable alphabet; otherwise the second one is mediated with the use of moveable alphabet. The study participants were 5-year-old children from a municipal school in Belo Horizonte. The investigation was developed from August to October in 2017, considering all the meetings with the children. Two questions grounded this study: Will children who participate in the Invented Writing Program present more advanced writing strategies and hypotheses than the ones who do not participate in such a program? Will children who participate in the Invented Writing Program with the use of moveable alphabet present more advanced strategies and hypotheses of writing than the ones who participate in the program without the use of it? In this study, it was adopted the intervention research as an investigation perspective. Word writing tests were applied in order to verify the children’s conceptual level of writing before (pre-tests) and after (post-tests) the program’s accomplishment. All children in the surveyed class participated in literacy, syllabic awareness, and word reading tests. From the performance of the children in these tests, three research groups were formed: two experimental groups and one control group. The group which participated in the Invented Writing Program with the use of moveable alphabet was identified as Experimental Group 1. And, the group which participated in the Invented Writing Program without the use of moveable alphabet was identified as Experimental Group 2. Then, the group of children with which the Invented Writing Program was not developed was identified as Control Group. This research is related to authors who discuss the initial learning of writing and also, Invented Writing Programs. Initial hypotheses were confirmed in the survey results. Children who participated in the Invented Writing Program presented more advanced hypotheses regarding the quality of their invented post-test writing than those who did not participate in the writing intervention program. Besides, the children who participated in the Invented Writing Program with the use of moveable alphabet presented more advanced hypotheses regarding the quality of their invented writing in the scope of the post-test, than the children who are part of the program without the use of moveable alphabet. This research relies on contributing to the pedagogical practices in the classroom, providing elements on the impacts of two Invented Writing Programs (without and with the use of moveable alphabet) and the children’s writing processes and strategies.
Subject: Escrita -- Estudo e ensino
Alfabetização
Educação de crianças
Conscientização da linguagem nas crianças
Crianças -- Linguagem
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/31942
Issue Date: 28-Feb-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons