Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/31947
Tipo: Dissertação
Título: O programa escola integrada como possibilidade de construção de espaços híbridos de formação docente
Autor(es): Carolina Pasqualini de Andrade
Primeiro Orientador: Júlio Emílio Diniz-Pereira
Resumo: Esta dissertação se propôs investigar a possibilidade de constituição de espaços híbridos de formação de professores no Programa Escola Integrada (PEI), desenvolvido por meio de uma parceria entre escolas municipais da Prefeitura de Belo Horizonte e Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas. Conforme definido por Zeichner, a formação acadêmico-profissional de professores deve prever um espaço no qual haja um diálogo entre educadores da universidade (academia), da escola (educação básica) e da comunidade na qual a escola está inserida para proporcionar um ponto de encontro entre saberes práticos e teóricos, o chamado “espaço híbrido de formação de professores”. Assim, a seguinte pergunta orientou esta pesquisa: o Programa Escola Integrada (PEI) se constitui em um “espaço híbrido de formação de professores”, como definido por Zeichner? Compreendeu-se o PEI como um campo adequado para a realização desta investigação acadêmica, dada sua proposta de diálogo entre a academia, a escola e a comunidade, além de uma formação teórica e prática simultânea. No PEI, o graduando (monitor bolsista) atua enquanto regente sob a tutela de professores universitários e da educação básica (professor da rede municipal, coordenador do Programa), durante o seu processo de formação acadêmico-profissional. Dessa maneira, indagou-se em que medida essa vivência que ocorre no PEI constitui-se em um “espaço híbrido de formação de professores”. Realizou-se um estudo de caso único em uma escola municipal de Belo Horizonte. Foram realizadas observações sobre o funcionamento do PEI nessa escola, no turno da tarde, bem como entrevistas com os sujeitos que nela atuavam e duas docentes da IES da bolsista– sendo uma delas a orientadora. A análise dos dados foi fundamentada em Bardin (1977) e a categorização foi feita após a transcrição, pautando-se em temas abordados nos roteiros de entrevistas, sendo que outras categorias surgiram após a análise do caderno de campo. Após a realização desta investigação acadêmica, percebeu-se que a experiência do PEI na escola investigada não se constituiu de fato um “espaço híbrido de formação”. Ainda assim, verificou-se que a participação no Programa contribuiu para a formação de futuros professores.
Abstract: This thesis has analyzed the possibility of creating “hybrid spaces” for teacher education in the Programa Escola Integrada (PEI, a Full-Time Education Program), developed through a partnership between municipal schools and public and private universities in Belo Horizonte, Brazil. As defined by Zeichner, teacher education should provide a space in which there is a dialogue between professors at the university (academy) and schoolteachers (elementary, middle and high school education), as well as with the community in which the school is located to provide a meeting point between practical and theoretical knowledge, the so-called “hybrid space” for teacher education. Thus, the following research question has guided this study: Does this program constitute a hybrid space for teacher education, as defined by Zeichner? The PEI has been taken as a suitable field for carrying out the research, given its proposal of dialogue between the university, the school and the community, as well as a simultaneous theoretical and practical training. At PEI, the undergraduate students (called “monitores”) act as educators in the Program, under the supervision of university professors and schoolteachers (coordinators of the Program at the participating schools) during their teacher education process. In this way, it has been asked to what extent this experience constitutes a “hybrid space” of teacher education. A single case study has been carried out at a municipal public school in Belo Horizonte. Observations at a municipal school have been made about how PEI works, as well as interviews with people who have been worked there and two professors from the university where the undergraduate students study – one of them being the “mentor”. Data analysis was based upon Bardin (1977) and the categorization was done after the transcription, based upon the topics covered during the interviews, and other categories appeared after the analysis of the field notes. After this academic investigation, it has been possible to conclude that the PEI experience does not constitute a “hybrid space” of teacher education. Even so, it has been found that participation in the Program can contribute to the education of future teachers.
Assunto: Professores -- Formação
Professores -- Treinamento
Programas de aperfeiçoamento escolar
Educação e Estado -- Belo Horizonte (MG)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/31947
Data do documento: 20-Fev-2018
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