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dc.contributor.advisor1Adriana Goulart de Sena Orsinipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8356833900456422pt_BR
dc.contributor.referee1Camila Silva Nicáciopt_BR
dc.contributor.referee2Tereza Cristina Sorice Baracho Thibaupt_BR
dc.contributor.referee3Renata Christiana Vieira Maiapt_BR
dc.creatorCibele Aimée de Souzapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4900629236167142pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-16T21:59:58Z-
dc.date.available2020-01-16T21:59:58Z-
dc.date.issued2018-08-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/31948-
dc.description.abstractThis work aims to propose a suitable mediation model for the Hospital das Clínicas of the Federal University of Minas Gerais (HC-UFMG), a member of the Municipal Unified Health System from Belo Horizonte. Such model takes into account the fundamental right to health, the health care elements and its guidelines, the particularities of the hospital establishment analyzed as well as the interpersonal and intergroup relations verified in it. The quality relationship between physician and patient, integrated by the family and other health professionals, is essential for the effective diagnosis, treatment and health as a right. From this understanding, the inclusion of non-judicial and non-adversarial instruments in the treatment of conflicts, in a true institution of a just legal order, is capable of strengthening and broadening access to justice and the realization of rights. In this sense, universalist mediation, due to the elements that compose it, its goals and possibilities it offers, is adequate to promote the creation and the renewal of interpersonal and intergroup bonds, as well as to providing conditions for conflict prevention and treatment of those already constituted in the health institution, in order to contribute to the quality of doctor-patient relationship and health care. This work includes analysis of data obtained from interviews conducted with professionals working at HC-UFMG to better understand the institutional reality and to identify the conflicts and forms of its existance in the Hospital. Thus, a process of mediation appropriate to the context and relations of the HC-UFMG is presented, one which promotes a participatory and consensual order, that helps in people empowerment and opens or broadens the spaces for dialogue as well as for elaboration of shared solutions for the issues.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva propor um modelo de mediação adequado ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), integrante do Sistema Único de Saúde Municipal de Belo Horizonte, que leve em consideração o direito fundamental à saúde, os elementos integrantes do serviço de saúde e suas diretrizes, as particularidades do estabelecimento hospitalar analisado e das relações interpessoais e intergrupais nele verificadas. O relacionamento de qualidade entre médico e paciente, integrado pela família e por outros profissionais da saúde, é essencial para a efetivação do diagnóstico, do tratamento e da saúde, enquanto direito. A partir dessa compreensão, a inclusão de instrumentos não judiciários e não adversariais no tratamento de conflitos, em uma verdadeira instituição de ordem jurídica justa, é meio hábil a fortalecer e ampliar o acesso à justiça e a efetivação dos direitos. Nesse sentido, a mediação universalista, em razão dos elementos que a compõe, de seus objetivos e das possibilidades por ela ensejadas, mostra-se adequada para promover a criação e a renovação de vínculos interpessoais e intergrupais, além de propiciar condições para prevenção de conflitos e tratamento daqueles já constituídos na instituição de saúde, de forma a contribuir para a qualidade da relação médico-paciente e da assistência à saúde. Este trabalho compreende a análise de dados obtidos em entrevistas realizadas com profissionais atuantes no HC-UFMG, para a melhor compreensão da realidade institucional e para a identificação dos conflitos e das formas existentes à sua solução no Hospital. Assim, apresenta-se um processo de mediação apropriado ao contexto e às relações do HC-UFMG que promova uma ordem participativa e consensual, que auxilie no empoderamento das pessoas e que abra ou amplie os espaços de diálogo e de elaboração de soluções compartilhadas para as questões vivenciadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDIREITO - FACULDADE DE DIREITOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcesso à justiçapt_BR
dc.subjectDireito à saúdept_BR
dc.subjectRelação médico-pacientept_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectTratamento adequado de conflitospt_BR
dc.subject.otherDireitopt_BR
dc.subject.otherAcesso à justiçapt_BR
dc.subject.otherMediaçãopt_BR
dc.subject.otherDireito à saúdept_BR
dc.subject.otherMédico e pacientept_BR
dc.titleTratamento de conflitos no ambiente hospitalar: por uma mediação adequada ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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