Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31965
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cláudia Cardoso Mesquitapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701476A7&tokenCaptchar=03AOLTBLRm9iY1af-BnTkh3ZgT0HGBqwiPDa4pEgD04Fx_8N_3PdrO7qt8Z5fBdKJkrSPqXjeY2jER1itGCpeO3hRZ1pTS0n5uj_3ermXMlt1iZCHLtqh9MFGpWb7cnIQAZOJSAyy1qX1-cfQ61wzUj_3kltZluAA3D3ZNcBygwhhpLM1zO3-_Ymd1HGv0RuIwwHFzZhla-CiMBXJkjwyq2n_uNID6vr8RkC312O2OY4YYwOXQSTrRDjkRbqji3orvohHdePa06J7Va7wmeqHXfzAfTqWPBwzM_K6qSMvDaHjFXxDXuQZvzZPnSgTf8MwYfvJZLeERSxX44wRItYPfxvJ8kedkeCcEfi-jlOgKqyFfAKB0GrBVU2Bmu5mYUqbf-713mWJMnVlKA9tEMv_LENbwVqr237dTp29vBEt4o0IyjhmevZRtMj8L4U2hEkLSWc4YLJ_Pcxxx-N6D9L54ZbjfxtZKHp0KuqQLU22Wf2gjhpEKxpTXedD_lT6xOiXHVQGsMUS-7yOpFpC06Bys8dmyy8T9e4XEqApt_BR
dc.creatorVinícius Andrade de Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4436228T8pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-17T11:28:49Z-
dc.date.available2020-01-17T11:28:49Z-
dc.date.issued2019-05-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/31965-
dc.description.resumoA pesquisa propõe o estudo de imagens e filmes produzidos a partir da colaboração entre documentaristas e movimentos sociais urbanos atuantes em diferentes cidades brasileiras nas últimas duas décadas. Intensificada na entrada dos anos de 2010 em razão de uma notável confluência de fatores históricos, essa produção se caracteriza pelo engajamento dos documentaristas junto a movimentos sociais, em lutas pela manutenção do caráter público do espaço urbano (ROLNIK, 2015). A pergunta que guia nossa investigação pode ser formulada da seguinte maneira: de que modos essas imagens e filmes intervêm sobre o curso histórico dos acontecimentos e lutas travadas pelos movimentos? Acreditamos que, para respondê-la, é necessário analisar as imagens e filmes não apenas como textos, mas como um conjunto de atos, iniciativas, experiências, redes de relações (BRENEZ, 2011), situando-os na trama dos processos mais abrangentes dos quais participam e sobre os quais interferem. Definimos, assim, três estudos de caso: a colaboração entre Carlos Pronzato e o Movimento Passe Livre (MPL) em diferentes cidades do país, a colaboração entre Vladimir Seixas e a Frente de Luta Popular (FLP) do Rio de Janeiro (RJ), e a atuação de cineastas a partir do interior do Movimento Ocupe Estelita (MOE) de Recife (PE).pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectDocumentáriopt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.subject.otherComunicação-
dc.subject.otherMovimentos sociais-
dc.titleIntervir na história: modos de participação das imagens documentais em lutas urbanas no Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese biblioteca impressao.pdf182.73 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons