Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32065
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O alojamento conjunto: um espaço de educação para puérperas e acompanhantes.
Autor(es): Patrícia Diniz Souza
Primeiro Orientador: Luciana de Amorim Barros
Primeiro membro da banca : Cintia Bastos Ferreira
Resumo: INTRODUÇÃO: As mulheres deixaram de parir em domicilio e passaram a dar a luz a seus filhos dentro do ambiente hospitalar. Aquilo que era um evento familiar passou a pertencer a equipe de saúde e os cuidados que eram realizados dentro do ambiente domiciliar deram lugar a separação entre mãe-filho. Através de estudos ficou evidente que fragilizar o vinculo do binômio mãe-filho em nada favorecia a saúde de ambos, pelo contrário, trazia prejuízos ao vínculo afetivo e o desmame precoce, além de outras causas . Com a criação do Alojamento conjunto, objetivou-se que mãe e filho tivessem o vínculo fortalecido, a amamentação precoce fosse estimulada e que ambos estivessem sob os cuidados da equipe de enfermagem, assim como dos demais profissionais de saúde envolvidos nesta clínica. O Alojamento Conjunto é imprescindível para que a enfermagem possa desenvolver o papel educacional que este ambiente deve promover e assim propiciar uma alta orientada e segura. Devido à inexistência de uma ação voltada para a educação em saúde dentro do Alojamento Conjunto, houve o interesse em durante as visitas realizar um trabalho de orientações básicas para assim contribuir com a promoção à saúde durante o puerpério da cliente e os cuidados com seu recém-nascido. OBJETIVO: Elaborar uma proposta de intervenção de orientações para puérperas e acompanhantes no Alojamento Conjunto. MÉTODOS: Estudo do tipo relato de experiência realizado na maternidade do Hospital Regional de Arapiraca/AL que é referência para parto de alto risco, tendo em seu Alojamento Conjunto 29 leitos disponíveis para as puérperas. Tendo como público-alvo 20 puérperas e seus respectivos acompanhantes internas no Alojamento Conjunto. O período para a realização deste estudo se deu entre os meses de junho a setembro de 2015. RESULTADOS: Desconhecimento sobre os temas abordados durante as visitas a cada leito e satisfação da clientela ao receber as orientações sobre os cuidados pertinentes a puérpera e ao recém-nascido, satisfação e participação da cliente aos receber as orientações. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Quando promovemos educação em saúde no ALCON estamos contribuindo para o empoderamento da puérpera e seus familiares quanto ao auto cuidado no pós-parto e cuidados com o RN. A educação em saúde deve fazer parte da linguagem de todos os profissionais envolvidos nos cuidados à puérperas e RNs, assim como deve ter continuidade na atenção básica.
Abstract: INTRODUCTION: Women no longer give birth in household and began to give birth to their children in the hospital environment. What was a family event became part of the healthcare team and the care that were conducted within the home environment place gave the separation between mother and child. Through studies it became clear that weaken the bond of mother and child at all favored the health of both, however, brought losses to the bonding and early weaning, and other causes. With the creation of Rooming aimed to that mother and child had strengthened the bond early breastfeeding was encouraged and that both were under the care of nursing staff, as well as other health professionals involved in this practice. The Rooming is essential for nursing to develop educational role this environment should promote and thus provide a high oriented and secure. In the absence of an action oriented health education within the Rooming, there was interest in during visits carry out work of basic guidelines so as to contribute to the promotion of health for the customer and postpartum care for your newborn born. OBJECTIVE: To develop a proposal for guidelines for intervention for mothers and caregivers in the rooming. METHODS: Study type experience report conducted in the maternity ward of the Regional Hospital of Arapiraca / AL which is a reference for high-risk birth, in his rooming 29 beds available for mothers. With the target audience 20 mothers and their internal accompanying the Rooming. The period for this study occurred between the months of June to September 2015. RESULTS: Ignorance about the topics covered during visits to each bed and satisfaction of customers to receive guidance on the appropriate care for postpartum and newborn born, customer satisfaction and participation to get directions. CONCLUSION: When we promote health education in ALCON are contributing to the empowerment of postpartum women and their families about the self care after childbirth and care of the newborn. Health education should be part of the language of all professionals involved in caring for mothers and newborns, and should be continued in primary care.
Assunto: Alojamento Conjunto
Transtornos Puerperais
Recém-Nascido
Enfermagem
Empatia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso: Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32065
Data do documento: 10-Dez-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC enf. obstetrica PATRICIA DINIZ SOUZA.pdf526.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.