Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32114
Type: Dissertação
Title: Sentidos políticos sobre a água: discursos e práticas pedagógicas em uma escola do campo no assentamento Craúno Jequitinhonha-MG
Authors: Maria Aparecida Afonso Oliveira
First Advisor: Eliano de Souza Martins Freitas
Abstract: A presente pesquisa intitulada Sentidos políticos sobre a água: discursos e práticas pedagógicas em uma escola do campo no assentamento Craúno Jequitinhonha-MG, visou analisar se os sentidos políticos das práticas pedagógicas de uma escola do campo, contemplam o contexto socioambiental de sua realidade local nas abordagens sobre a temática água. Em específico, buscou-se identificar práticas pedagógicas de educadores do campo sobre a temática água; investigar os sentidos políticos construídos sobre a água, pelos educandos e gestores de uma escola do campo e conhecer os possíveis desafios ligados à temática da água em uma escola do campo. Sua temática central abrange as principais problemáticas relacionadas à água no mundo buscando fazer uma vinculação com as principais questões presentes no contexto de uma escola no campo. A água, sendo um recurso essencial à vida, necessita de análises e problematizações críticas sobretudo, no que se refere aos discursos construídos nos diversos espaços e por diferentes sujeitos. Para tanto, com o intuito de desvelar o universo da realidade pesquisada, a pesquisa foi desenvolvida tendo por base a abordagem qualitativa, adotando como método de coleta de dados a entrevista narrativa, a entrevista semiestruturada e uma análise documental de projetos e outros tipos de documentos que narram os objetivos traçados para a implementação do projeto PADVALE e posteriormente do Projeto de Assentamento Craúno. Neste sentido, os sujeitos escolhidos para as entrevistas foram 3 educandos, uma educadora e uma gestora. Os dois moradores e dois representantes de organizações populares entrevistados contribuíram para narrar a história do assentamento, da luta pela permanência na terra e de questões relacionadas à água. Este estudo permitiu compreender que, no bojo das disputas e conflitos pela água, são diversas questões que impactam tanto na comunidade quanto na escola: segurança hídrica, saneamento básico, funcionamento da escola e a própria permanência no campo. Sem água em uma escola fica impossível seu funcionamento e o atendimento aos educandos. Portanto, a água é tema que carece de aprofundar sua discussão e problematização no contexto escolar. A escola do campo precisa construir caminhos pedagógicos que reforcem em seu PPP a questão do acesso à terra e água. Este movimento poderá problematizar e promover a construção de novos conhecimentos que despertem um olhar crítico sobre o papel político da água. Diante das reflexões e análises feitas constatou-se que a água é, acima de tudo, um elemento político sob a égide de uma sociedade capitalista. Portanto, faz-se necessário que a Educação do Campo problematize a água reforçando esta discussão em seus pressupostos teórico-metodológicos.
Abstract: La presente investigación titulada Sentidos políticos sobre el agua: discursos y prácticas pedagógicas en una escuela del campo en el asentamiento Crauno Jequitinhonha-MG, visó analizar si los sentidos políticos de las prácticas pedagógicas de una escuela del campo, contemplan el contexto socioambiental de su realidad local abordajes sobre la temática del agua. En concreto, se buscó identificar prácticas pedagógicas de educadores del campo sobre la temática agua; investigar los sentidos políticos construidos sobre el agua, los educandos y gestores de una escuela del campo y conocer los posibles desafíos ligados a la temática del agua en una escuela del campo. Su temática central abarca las principales problemáticas relacionadas al agua en el mundo buscando hacer una vinculación con las principales cuestiones presentes en el contexto de una escuela en el campo. El agua, siendo un recurso esencial a la vida, necesita análisis y problematizaciones críticas sobre todo, en lo que se refiere a los discursos construidos en los diversos espacios y por diferentes sujetos. Para ello, con el propósito de desvelar el universo de la realidad investigada, la investigación fue desarrollada teniendo como base el abordaje cualitativo, adoptando como método de recolección de datos la entrevista narrativa, la entrevista semiestructurada y un análisis documental de proyectos y otros tipos de documentos que narran los objetivos trazados para la implementación del proyecto PADVALE y posteriormente del Proyecto de Asentamiento Craúno. En este sentido, los sujetos elegidos para las entrevistas fueron 3 educandos, una educadora y una gestora. Los dos vecinos y dos representantes de organizaciones populares entrevistadas contribuyeron a narrar la historia del asentamiento, la lucha por la permanencia en la tierra y las cuestiones relacionadas con el agua. Este estudio permitió comprender que, en el seno de las disputas y conflictos por el agua, son diversas cuestiones que impactan tanto en la comunidad como en la escuela: seguridad hídrica, saneamiento básico, funcionamiento de la escuela y la propia permanencia en el campo. Sin agua en una escuela queda imposible su funcionamiento y la atención a los educandos. Por lo tanto, el agua es tema que carece de profundizar su discusión y problematización en el contexto escolar. La escuela del campo necesita construir caminos pedagógicos que refuercen en su PPP la cuestión del acceso a la tierra y agua. Este movimiento podrá problematizar y promover la construcción de nuevos conocimientos que despierten una mirada crítica sobre el papel político del agua. Ante las reflexiones y análisis hechos se constató que el agua es, por encima de todo, un elemento político bajo la égida de una sociedad capitalista. Por lo tanto, se hace necesario que la Educación del Campo problematiza el agua reforzando esta discusión en sus presupuestos teórico-metodológicos.
Subject: Educação rural
Abastecimento de água no campo
Água -- Poluição
Educação ambiental
Escolas rurais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32114
Issue Date: 27-Feb-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Maria_Aparecida_Afonso_Oliveira.pdf4.16 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons