Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32213
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Heloisa Faria Braga Feichaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5526675559028850pt_BR
dc.contributor.referee1Patrick Kruel Schmidtpt_BR
dc.contributor.referee2Flávia Motoyama Naritapt_BR
dc.contributor.referee3Angelita Maria Vander Broock Schultzpt_BR
dc.contributor.referee4Leôncio José Gomes Soarespt_BR
dc.creatorAlan Caldas Simõespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8276173992812894pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T21:22:06Z-
dc.date.available2020-01-24T21:22:06Z-
dc.date.issued2019-08-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32213-
dc.description.abstractThis work is a qualitative research about informal music learning in school aiming to answer the following research question: How are the attitudes and behaviour of students and teacher throughout the process of applying informal music learning practices in the school? A subsidiary question emerged during the research process: what kind of dilemmas and challenges students and teacher faced in the school context using informal music learning practices? Musical learning practices used by popular musicians and systematized for formal contexts of teaching by Lucy Green (GREEN, 2002, 2008b) were adopted. During the first semester of 2017, I taught 64 classes in the Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (CP/UFMG), organized in 2 Grupos de Trabalho Diferenciados (GTD), arranged in 4 groups, composed of 28 students from 12 to 15 years of age. As central procedures of data analysis and discussion I chose the inductive method of qualitative research called Grounded Theory. Through the analysis of data and based on the process of conscientization described by Paulo Freire, a theoretical model was constructed which determines parameters for the analysis of teacher and students' behaviours in informal music learning in school. Such a model describes the dichotomous relationship between authority and authoritarian categories; freedom and licentiousness, inserted in a dynamic process of teacher and student conscientization in the classroom. This model suggests the need to overcome the school habitus, inheritance of Banking Education that permeates the formation of the Brazilian school, to reach the potential state of Critical Musicality. Finally, it is discussed that this theoretical model can help researchers and music teachers interested in the application of informal music learning in school, in the reflection and evaluation of their teaching practices.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho configura-se como uma pesquisa qualitativa que possui como tema central a aplicação das práticas informais de aprendizagem musical na escola. Assim, pretendo responder a seguinte questão de pesquisa: Como se caracterizam as atitudes e os comportamentos dos alunos e professores inseridos em práticas informais de aprendizagem musical na escola? Dessa forma, elenquei o seguinte objetivo específico de investigação: Categorizar, descrever e analisar as atitudes e os comportamentos de alunos e um determinado professor inserido em práticas informais de aprendizagem musical em uma escola brasileira específica. A fim de cumprir os meus objetivos de pesquisa adotei as práticas de aprendizagem musical utilizadas pelos músicos populares e sistematizadas para aplicação em contextos formais de ensino (GREEN, 2002, 2008b). Durante o primeiro semestre de 2017 ministrei na Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (CP/UFMG) 64 aulas, organizadas em 2 Grupos de Trabalho Diferenciados (GTD), dispostos em 4 turmas, compostas por 28 alunos de 12 a 15 anos de idade. Adotei como procedimentos centrais de análise e discussão dos dados o método indutivo de pesquisa qualitativa conhecido como Grounded Theory ou Teoria Fundamentada. Assim, através da análise dos dados e fundamentado no processo de conscientização descrito por Paulo Freire construí um modelo teórico que determina “Parâmetros para Análise dos Comportamentos Docentes e Discentes em Práticas Informais de Aprendizagem Musical na Escola”. Tal modelo descreve a relação dicotômica entre as categorias autoridade e autoritarismo; liberdade e licenciosidade, inseridas em um processo dinâmico de conscientização docente e discente em sala de aula. Este modelo sugere a necessidade de superação do habitus escolar, herança da Educação Bancária que permeia a formação da escola brasileira, para alcançarmos o estado potencial de Musicalidade Crítica. Por fim, acredito que o modelo teórico desenvolvido pode auxiliar pesquisadores e professores de música, interessados na aplicação das práticas informais de aprendizagem musical na escola, na reflexão e avaliação de suas práticas docentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAprendizagem musical informal na escolapt_BR
dc.subjectMusicalidade críticapt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.subject.otherMúsica - Tesespt_BR
dc.subject.otherEducação musicalpt_BR
dc.subject.otherMúsica na escola - Estudo e ensinopt_BR
dc.title"No princípio era o caos": limites e possibilidades das práticas informais de aprendizagem musical na escolapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-7304-8740pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons