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Tipo: Tese
Título: Mídias audiovisuais adaptativas para realidade virtual: o espaço extrínseco de uma modalidade artística emergente
Título(s) alternativo(s): Adaptative audiovisual media for virtual reality: the extrinsic space of an emerging artistic modality
Autor(es): Fabio Wanderley Janhan Sousa
primer Tutor: João Pedro Paiva de Oliveira
primer Co-tutor: Jalver Machado Bethônico
primer miembro del tribunal : Daniel Eduardo Quaranta
Segundo miembro del tribunal: Jônatas Manzolli
Tercer miembro del tribunal: José Henrique Padovani Velloso
Cuarto miembro del tribunal: Eduardo Campolina Vianna Loureiro
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo principal sistematizar e aplicar, em produções próprias, uma estética da espacialização do áudio em mídias audiovisuais adaptativas para realidade virtual (VR). Para isso apontamos, como uma ferramenta articulatória, o conceito de espaço extrínseco, espaço definido pelo compositor de música eletroacústica no que diz respeito a localização de um determinado objeto sonoro, seu tamanho, movimentação e distância. Baseados nas figuras de espaço de Vande Gorne e nas USTs de Hautbois, propomos o que denominamos de USEs, Unidades Semióticas Espaciais, para sistematização do discurso semântico desse espaço. Com esses conceitos definidos, os aplicamos na descrição de projetos que envolvem tanto estéticas mais realistas, como o desenvolvimento de videoclipes musicais em 360º gravados ao vivo, quanto estéticas mais abstratas, como é o caso de alguns estudos de música eletroacústica audiovisual tridimensionais para realidade virtual.
Abstract: The present work aims to systematize and apply, in the author’s productions, an aesthetics of audio spatialization of adaptative audiovisual media for virtual reality (VR). For that we point out, as an articulatory tool, the concept of extrinsic space, space defined by the composer of electroacoustic music regarding to the location of a particular sound object, its size, movement and distance. Based on Vande Gorne’s figures of space and Hautbois’ USTs, we propose what we call SSUs, Spatial Semiotic Units, to systematize a semantic discourse of this space. With these concepts in place, we apply them to the description of projects that involve both more realistic aesthetics, such as the development of live-recorded 360º music video clips, and more abstract aesthetics, such as some studies of three-dimensional audiovisual electroacoustic music for virtual reality.
Asunto: Música e Tecnologia
Mídia Digital
Audiovisual
Som - Registro e reprodução - Técnicas Digitais
Realidade virtual na arte
Musica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32251
Fecha del documento: 22-nov-2019
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

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