Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32251
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1João Pedro Paiva de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7375164992987814pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Jalver Machado Bethônicopt_BR
dc.contributor.referee1Daniel Eduardo Quarantapt_BR
dc.contributor.referee2Jônatas Manzollipt_BR
dc.contributor.referee3José Henrique Padovani Vellosopt_BR
dc.contributor.referee4Eduardo Campolina Vianna Loureiropt_BR
dc.creatorFabio Wanderley Janhan Sousapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4165808414522521pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-27T18:34:18Z-
dc.date.available2020-01-27T18:34:18Z-
dc.date.issued2019-11-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32251-
dc.description.abstractThe present work aims to systematize and apply, in the author’s productions, an aesthetics of audio spatialization of adaptative audiovisual media for virtual reality (VR). For that we point out, as an articulatory tool, the concept of extrinsic space, space defined by the composer of electroacoustic music regarding to the location of a particular sound object, its size, movement and distance. Based on Vande Gorne’s figures of space and Hautbois’ USTs, we propose what we call SSUs, Spatial Semiotic Units, to systematize a semantic discourse of this space. With these concepts in place, we apply them to the description of projects that involve both more realistic aesthetics, such as the development of live-recorded 360º music video clips, and more abstract aesthetics, such as some studies of three-dimensional audiovisual electroacoustic music for virtual reality.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo principal sistematizar e aplicar, em produções próprias, uma estética da espacialização do áudio em mídias audiovisuais adaptativas para realidade virtual (VR). Para isso apontamos, como uma ferramenta articulatória, o conceito de espaço extrínseco, espaço definido pelo compositor de música eletroacústica no que diz respeito a localização de um determinado objeto sonoro, seu tamanho, movimentação e distância. Baseados nas figuras de espaço de Vande Gorne e nas USTs de Hautbois, propomos o que denominamos de USEs, Unidades Semióticas Espaciais, para sistematização do discurso semântico desse espaço. Com esses conceitos definidos, os aplicamos na descrição de projetos que envolvem tanto estéticas mais realistas, como o desenvolvimento de videoclipes musicais em 360º gravados ao vivo, quanto estéticas mais abstratas, como é o caso de alguns estudos de música eletroacústica audiovisual tridimensionais para realidade virtual.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEspacialização de Áudiopt_BR
dc.subjectRealidade Virtualpt_BR
dc.subjectÁudio Imersivopt_BR
dc.subjectMídia Adaptativapt_BR
dc.subjectAmbisonicspt_BR
dc.subjectSistemas Binauraispt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subject.otherMúsica e Tecnologiapt_BR
dc.subject.otherMídia Digitalpt_BR
dc.subject.otherAudiovisualpt_BR
dc.subject.otherSom - Registro e reprodução - Técnicas Digitaispt_BR
dc.subject.otherRealidade virtual na artept_BR
dc.subject.otherMusicapt_BR
dc.titleMídias audiovisuais adaptativas para realidade virtual: o espaço extrínseco de uma modalidade artística emergentept_BR
dc.title.alternativeAdaptative audiovisual media for virtual reality: the extrinsic space of an emerging artistic modalitypt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019-12-20 Tese Fabio Janhan (final PDF-A).pdf6.96 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons