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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Efeito da interferência contextual no voleibol: revisão de estudos
Autor(es): Luciana Aparecida Santos Pinto
primer Tutor: Herbert Ugrinowitsch
Resumen: Os estudos da área da Aprendizagem Motora têm abordado vários fatores que tem como foco investigar como os indivíduos adquirem habilidades motoras e um desses fatores quem tem recebido bastante atenção é na estruturação e organização da prática. Uma forma de programar a variabilidade da prática consiste em aplicar o fenômeno da aprendizagem motora conhecido como Efeito da Interferência Contextual, proposto por Battig (1966). As duas práticas variadas, mais utilizadas em pesquisas que investigaram o efeito da interferência contextual são: a prática em blocos (baixa interferência contextual) e a prática aleatória (alta interferência contextual). Estudos realizados em laboratório têm demonstrado que a prática aleatória pode ser mais eficaz do que a prática em blocos. Contudo, nos estudos que revisaram este efeito em situações reais de ensino-aprendizagem utilizando diversas habilidades esportivas, não tem confirmado esta superioridade. O presente estudo tem como objetivo revisar estudos que verificaram o efeito da interferência contextual na aquisição de habilidades motora do voleibol em situações reais de ensino – aprendizagem. E os resultados dos experimentos revisados que mostram que indivíduos iniciantes ou sem experiência prévia na modalidade, a variação de programas de forma aleatória não é benéfica, mas que para indivíduos experientes esta variação pode levar a bons resultados.
Abstract: Motor learning studies have addressed several factors that focus on investigating how individuals acquire motor skills and one of those factors that has received considerable attention is in structuring and organizing the practice. One way to program the variability of practice is to apply the motor learning phenomenon known as the Contextual Interference Effect, proposed by Battig (1966). The two widely used practices in research investigating the effect of contextual interference are: block practice (low contextual interference) and random practice (high contextual interference). Studies conducted in the laboratory have demonstrated that random practice may be more effective than practice in blocks. However, in studies that have reviewed this effect in real teaching-learning situations using various sports skills, this superiority has not been confirmed. The present study aims to review studies that verified the effect of contextual interference in the acquisition of motor skills of volleyball in real teaching - learning situations. And the results of the experiments reviewed that show that individuals with no previous experience in the modality, random variation of programs is not beneficial, but that for experienced individuals this variation can lead to good results.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Curso de Especialização em Preparação Física e Esportiva
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32297
Fecha del documento: 2-dic-2011
Aparece en las colecciones:Especialização em Preparação Física e Esportiva

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