Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32394
Tipo: Dissertação
Título: Metodologias de gestão de processos de negócio em Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras: um estudo comparativo
Título(s) alternativo(s): Business process management methodologies in Brazilian public higher education institutions: a comparative study
Autor(es): Raíssa Yuri Hamanaka
Primeiro Orientador: Elisângela Cristina Aganette
Primeiro membro da banca : Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan
Segundo membro da banca: Frederico Cesar Mafra Pereira
Terceiro membro da banca: Luis Antonio da Silva Rodrigues
Resumo: A contemporaneidade é marcada pela existência de organizações que vivenciam problemas proeminentes: o descontrolado e crescente volume informacional a ser gerenciado, ausência de uma gestão efetiva de seus processos de negócio, ausência de uma visão sistêmica de seus processos, atividades e fluxos informacionais, o aumento das expectativas dos clientes, ambiente de mudanças contínuas e acirramento da competitividade no mercado global. Nessa busca por maior eficácia e pelo aumento da aquisição de conhecimento, e consequentemente, pela manutenção da competitividade da organização no mercado, são adotadas iniciativas, ferramentas, técnicas e metodologias de melhoria dos processos de negócio. O estágio inicial de implementação de metodologias de gestão de processos de negócio em instituições de ensino motivou a pesquisa, assim como a necessidade de se mapear metodologias BPM para facilitar a implementação das mesmas por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas. O problema de pesquisa busca responder: como está ocorrendo a implementação de metodologias BPM pelas IES públicas brasileiras? A excessiva burocracia do serviço público e o limitado enfoque no atendimento às demandas do cidadão, justificam a necessidade do estudo de metodologias BPM no contexto de organizações públicas. O objetivo da pesquisa é avaliar as metodologias de gestão de processos de negócio acadêmicos existentes na literatura, através do método da análise de conteúdo. Para tal, foram realizadas buscas no Portal Capes e na Base de Teses e Dissertações da Capes na qual foram mapeadas 14 metodologias BPM aplicadas no contexto de IES públicas brasileiras. A amostra foi descrita por meio de uma matriz categorial temática oriunda da Análise de Conteúdo e análises entre etapas das diferentes metodologias foram realizadas. Esse estudo de revisão bibliográfica visa contribuir de forma teórica para a literatura metodológica da área e, também se espera facilitar a atuação profissional da informação na implementação de metodologias BPM.
Abstract: The contemporaneity is marked by the existence of organizations that experience prominent problems: the uncontrolled and growing informational volume to be managed, the absence of an effective management of its business processes, the absence of a systemic view of its processes, activities and informational flows, the increase customer expectations, environment of continuous changes and increased competitiveness in the global market. In this search for greater efficiency and the increasing knowledge acquisition, and consequently, by maintaining the organization's competitiveness in the market, initiatives, tools, techniques and methodologies for improving business processes are being adopted. The early stage of implementation of business process management methodologies in educational institutions motivated the research, as well as the need to map BPM methodologies to facilitate their implementation by public higher education institutions (HEIs). The research problem seeks to answer: how is the implementation of BPM methodologies occurring by Brazilian public HEI? The excessive bureaucracy of the public service and the limited focus on meeting citizen demands justify the need to study BPM methodologies in the context of public organizations. The objective of the research is to evaluate the existing academic business process management methodologies in the literature, through the Content Analysis method. In order to do this, we searched the Capes Portal and the Capes Thesis and Dissertations Base in which were mapped 14 BPM methodologies applied in the context of Brazilian public HEI. The sample was described through a thematic categorical matrix derived from the Content Analysis and analyzes between steps of the different methodologies were made. This bibliographic review study aims to contribute theoretically to the methodological literature of the area and it is also hoped to facilitate the information professional performance in the implementation of BPM methodologies.
Assunto: Ciência da Informação
Processo de negócio
Controle de processo
Fluxo de trabalho
Universidades e faculdades publicas - Administraçao
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32394
Data do documento: 12-Dez-2019
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

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