Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32451
Type: Tese
Title: Avaliação integrativa de performance multidimensional e decisão multicritério: um proxy de painel de indicadores de eficiência, efetividade e qualidade para governança de organizações hospitalares e serviços de saúde no Brasil
Other Titles: Integrative assessment of multidimensional performance and multicriteria decision: a panel proxy for efficiency, effectiveness and quality indicators for governance of hospital organizations and health services in Brazil
Authors: Galba Freire Moita
First Advisor: Vitor Manuel dos Reis Raposo
First Co-advisor: Allan Claudius Queiroz Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor-co2: http://lattes.cnpq.br/2542913266521798
First Referee: João Paulo Faria Oliveira Costa
Second Referee: Pedro Vasconcelos Maia do Amaral
Third Referee: Jorge Manuel Trigo de Almeida Simões
metadata.dc.contributor.referee4: Ana Maria Escoval da Silva
metadata.dc.contributor.referee5: Pedro Augusto de Melo Lopes Ferreira
Abstract: A criação do Sistema Único de Saúde (SUS), em 1988, no Brasil, representou avanços do ponto de vista de garantias de atendimento, da organização sistêmica e da descentralização da gestão única, porém com frágil governança de desempenho. Por sua vez, a Nova Gestão Pública (NGP), ou Gerencialismo, tem exigido dos gestores públicos de saúde esforços de monitoramento de resultados, controladoria e responsabilização (accountability) dos gastos públicos, visto que muitos países da Europa e América Latina aplicam cerca de 9 a 10% do PIB-GDP em saúde. Este estudo analisou algumas metodologias de mensuração de resultados em saúde no cenário mundial como os projetos QIP e AHRQ (EUA), EFQM (Europa) e PATH (OMS), e projetos brasileiros como o PROADESS, PNASH, PNASS, PMAQ e as matrizes de indicadores como IDB-Ripsa e IDSUS, em busca de desenvolver um quadro teórico-conceptual (base teórico-metodológica) de avaliação de performance para organizações de saúde, aplicável às unidades do SUS. De seguida, envolveu gestores e profissionais para a captação e validação da Percepção desses agentes chaves(stakeholders) quanto as dimensões e indicadores chaves para a mensuração de desempenho em organizações e serviços de saúde no contexto do SUS-Brasil de hospitais, policlínicas e outras unidades do SUS. Utilizou metodologias científicas de apoio à decisão, como Design Research e o método misto (qualitativo e quantitativo) de avaliação para responder à questão: há diferentes proxies de painel de indicadores de avaliação multidimensional para previsão e monitoramento de performance e resultados em serviços de saúde, conforme os multicritérios dos decisores chaves da rede de serviços na saúde pública do Brasil? Através de estatística descritiva, correlação quantílica e análise factorial, foram analisadas as ponderações de itens de avaliação de performance, na perspectiva dos gestores e decisores e também de itens de análise de qualidade/satisfação de usuários. Algumas hipóteses sobre variáveis latentes e observadas desses itens de avaliação foram propostas e testadas por análise estatística, quanto às três possíveis variáveis moderadoras. Por fim, operacionalizou a validação multicêntrica, tendo construído modelos finais através de análise de cargas factoriais, validade e confiabilidade dos itens, de proxies de painéis de indicadores com 453 decisores chaves e uma adaptação transcultural da escala SERVQUAL que resultou em uma escala inovadora de avaliação da qualidade e satisfação, com subescalas de intervenção, tendo sido validada por 195 especialistas e gestores e, aplicada a 2.547 usuários de 74 unidades do SUS.
Abstract: The creation of the Unified Health System (SUS) in 1988, in the Brazil, represented advances from the standpoint of service guarantees, systemic organization and decentralization of unified management but with weak governance performance. In turn, the New Public Management (NPM), or Managerialism, has required public health managers monitoring efforts results, controllership and accountability of the spending of public funds, as a lot of countries of Europe and Latin America apply about 9-10 % of health – PIB-GDP. This study analyzed some health outcomes measurement methodologies on the world stage as QIP and AHRQ projects (USA), EFQM (Europe) and PATH (WHO), and Brazilian projects as PROADESS, PNASH, PNASS, PMAQ and panel of indicators such as IDB-Ripsa and IDSUS, seeking develop a conceptual framework (theoretical and methodological basis) performance assessment for health organizations applicable to the SUS units. Then engaged managers and professionals (stakeholders) for the capture and validation of the perception of stakeholders as the dimensions and key indicators for performance measurement in organizations and health services in the context of SUS-Brazil hospitals, polyclinics and other SUS units. It used even scientific methods of decision support, as Design Research and mixed method (qualitative and quantitative) assessment to answer the question: there are different proxies’ multidimensional evaluation indicators dashboard for forecasting and monitoring performance and outcomes in hospitals and health services, according to the multiple criteria of the key stakeholders of the care network of the public health in Brazil? Descriptive statistics, quantum correlation and factorial analysis were used to analyze the weighting of performance evaluation items from the perspective of managers and decision makers, as well as user quality/satisfaction analysis items. Some hypotheses about latent and observed variables of these evaluation items were proposed and tested by statistical analysis, regarding the three possible moderating variables. Finally, it operates the multicentric validation, having built final models through analysis of factor loads, validity and reliability of items, of proxies of indicators panels with 453 key decision makers and a cross-cultural adaptation of the SERVQUAL scale that resulted in an innovative scale of evaluation of quality and satisfaction, with intervention subscales, having been validated by 195 specialists and managers, and applied to 2,547 users of 74 SUS units.
Subject: Indicadores de Saúde
Brasil
Saúde
Administração
Indicadores de qualidade em assistência a saúde
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
Rights: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32451
Issue Date: 13-Nov-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_TeseUFMGAvaliacPerfMultidIndicadSaud&EscalaQualitySaudDez19Publico.pdfTese_GalbaFreireMoita_Publica10.27 MBAdobe PDFView/Open
TCC_TeseUFMGAvaliacPerfMultidIndicadSaud&EscalaQualitySaudDez19Restrita.pdfTese_GalbaFreireMoita_Restrita12.43 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons