Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32525
Type: Monografia (especialização)
Title: Mapeamento Geoparticipativo 3P e percepção ambiental sobre resíduos sólidos
Authors: Luciana Cardoso Gonçalves
First Advisor: Daniela Campolina Vieira
First Referee: Cláudio Sérgio Estevam
Abstract: A produção de resíduos sólidos vem aumentando nas últimas décadas e, em concomitância à queima de combustíveis fósseis, contribui para a emissão de gases do efeito estufa que provocam alterações no clima, gerando impactos ambientais e na saúde da população, sendo considerado um problema ambiental contemporâneo relevante. A sequência didática elaborada e analisada verificou o nível de percepção dos alunos quanto à problemática dos resíduos sólidos em seu território, mais especificamente no entorno da escola, onde puderam analisar os problemas e potencialidades locais, assim como refletir e indicar algumas possibilidades, tais como a limpeza do córrego e a poda do mato alto. Para tal utilizou-se a metodologia do Ma-peamento Geoparticipativo 3P. Conclui-se que a educação problematizadora pode contribuir para formação cidadã a partir do momento em que o ato de conhecer a realidade implica num aprendizado contextualizado e fundamentado, estimulando os alunos a proporem ações diante do contexto percebido e vivenciado.
Subject: Educação
Ciência - Estudo e ensino
Ciência - Métodos de ensino
Educação ambiental
Mapeamento do meio ambiente
Resíduos sólidos
Cartografia - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32525
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

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