Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32537
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Conhecimento do enfermeiro de terapia intensiva acerca do uso do bundle na prevenção de infecções da corrente sanguínea
Autor(es): Nayara Alves de Souza de Oliveira
Primeiro Orientador: Anadias Trajano Camargos
Resumo: As unidades de terapia intensiva vêm ao longo dos anos buscando meios eficazes para minimizar os índices de infecção hospitalar. A Infecção hospitalar ainda é uma das causas de maior impacto para a saúde no mundo, sendo esses dados ainda mais alarmantes nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento como no Brasil. Isso porque as práticas assistenciais adotadas são negligenciadas e pouco exploradas pelos profissionais de saúde. O bundle é definido como um pacote de boas práticas que tem despertado os profissionais da saúde para aderirem um método assistencial de forma organizada e padronizada. Identificar na literatura as causas de infecções da corrente sanguínea em relação ao uso do bundle e o desconhecimento do enfermeiro ao aderir essa ferramenta nas unidades de terapia intensiva. Revisão Integrativa da Literatura utilizando artigos de Pesquisa Baseada em Evidências e Transversais. Foram utilizadas as bases de dados, LILACS, BDENF e MEDLINE. Totalizaram seis artigos. Foram selecionados 6 estudos publicados entre 2012 e 2017. As principais informações extraídas dos estudos foram através de Pesquisa Baseada em Evidências e todas apontam para a efetividade do Bundle, a necessidade do conhecimento do enfermeiro e utilização do bundle de forma consciente. O uso do bundle na unidade de terapia intensiva como forma de minimizar a infecção corrente sanguínea relacionada a cateter, além de inovador é ao mesmo tempo desafiador, pois sua simplicidade se torna complexa quando a principal meta de efetividade é a ação humana.
Assunto: Infecções Relacionadas a Cateter
Cateterismo Venoso Central
Pacotes de Assistência ao Paciente
Lista de Checagem/métodos
Infecção Hospitalar/prevenção & controle
Unidades de Terapia Intensiva
Enfermagem Baseada em Evidências
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso: Curso de Especialização em Estratégia do Cuidar em Enfermagem
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32537
Data do documento: 14-Mai-2018
Aparece nas coleções:Especialização em Estratégia do Cuidar em Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PARA A ENTREGA.doc WORD.pdf903.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.