Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32575
Type: Tese
Title: Reaproveitamento de cavacos de titânio gerados na indústria de implantes ortodônticos para a obtenção de diferentes morfologias de carbonetos depositados a arco elétrico
Authors: José Gedael Fagundes Júnior
First Advisor: Alexandre Queiroz Bracarense
First Referee: Paulo José Modenesi
Second Referee: Cláudio Turani Vaz
Third Referee: Juno Gallego
metadata.dc.contributor.referee4: Frank de Mello Liberato
Abstract: Carbonetos de titânio (TiC) têm sido aplicados em diversos estudos, como um dos principais componentes em revestimentos duros, devido às suas propriedades de resistência ao desgaste. Entretanto, os fatores que afetam a morfologia dos carbonetos apresentam modelos diferentes conforme abordado pela literatura. No presente estudo, grafite e cavacos das ligas de titânio, gerados nos processos de fabricação de implantes ortodônticos foram aplicados como componentes do fluxo em arames tubulares experimentais. A adição de rutilo (TiO2), calcita (CaCO3) e fluorita (CaF2) no fluxo dos arames tubulares apresentaram efeitos com diferenças significantes quanto ao comportamento dos sinais elétricos e transferência metálica. Por outro lado, as diferentes composições químicas do fluxo não promoveram efeitos significantes sobre o formato dos TiC, que apresentaram uma morfologia majoritariamente facetada para todas as condições. Os fluxos com adição de TiO2 apresentou regiões com a formação de aglomerados de TiC, estabelecidas por elevados valores de frações volumétricas dos carbonetos, estabelecendo uma morfologia não facetada. Este comportamento foi atribuído a uma maior oferta de titânio e carbono nestas regiões, indicando que maiores teores destes elementos possam afetar a morfologia dos TiC. Desta forma, um novo planejamento experimental foi executado a partir da variação da quantidade de fluxo, depositado diretamente sobre o metal de base, confirmando os efeitos da quantidade do fluxo sobre a morfologia dos TiC. A partir da localização de cada condição de fluxo sobre o diagrama ternário Fe-Ti-C foi possível estabelecer um novo modelo para prever a morfologia dos carbonetos formados.
Abstract: Titanium carbides (TiC) have been applied in several studies, as one of the main components for hardfacing, due to its wear resistance properties. However, the factors that affect carbide morphology have different models as reported by the literature. In the present study, graphite and chips from titanium alloys, generated in the manufacturing processes of orthodontic implants were applied as components of the flux in experimental tubular wires. The addition of rutile (TiO2), calcite (CaCO3) and fluorite (CaF2) in the flow of the tubular wires showed effects with significant differences regarding the behaviour of electrical signals and metal transfer. On the other hand, the different chemical compositions of the flux did not promote a significant effect on the shape of the TiC, which presented a morphology mostly faceted for all conditions. Flux with addition of TiO2 showed regions with the formation of agglomerated TiC, established by high values of volumetric fractions of the carbides, establishing a non-faceted morphology. This behaviour was attributed to the offer of titanium and carbon in these regions, indicating that higher levels of these elements may affect the morphology of TiC. In this way, a new experimental design was performed based on the variation of the amount of flux, deposited directly on the base metal, confirming the effects of the amount of flux on the TiC morphology. By the position for each chemical composition on the Fe-Ti-C ternary diagram, it was possible to establish a new model to predict the morphology of the titanium carbides.
Subject: Engenharia mecânica
Processos de fabricação
Arame
Ligas de titânio
Solidificação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecanica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32575
Issue Date: 6-Feb-2020
Appears in Collections:Teses de Doutorado



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