Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32632
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Orlando Gomes de Aguiar Júniorpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4970185830248841pt_BR
dc.contributor.referee1Juarez Melgaço Valadarespt_BR
dc.contributor.referee2Helder de Figueiredo e Paulapt_BR
dc.creatorJúlio César de Souzapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9746339589930681pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-02T16:04:49Z-
dc.date.available2020-03-02T16:04:49Z-
dc.date.issued2019-02-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32632-
dc.description.abstractPhysics is usually reason for dismay for high school students. It is a consensus among teachers that learners present a great deal of disinterest and lack of engagement in relation to the discipline. Thus, in this work we develop and test an educational product that is composed of teaching activities in which didactic experiments are used as tools to answer questions. In the development of our educational product we also use the Arduino to create an electronic interface that allows the connection of temperature and pressure sensors to the computer, thus allowing visualization, manipulation and storage of measurement data. These resources have been associated to create situations in which students have the opportunity to take action, to represent them, to analyze them, to discuss them, and to reflect on what is happening, so that they may feel more knowledge and content of the discipline. Activities related to thermodynamics related to the concepts of heat, temperature and the 1st Law of Thermodynamics were dealt with in the activities. The results showed that the activities had positive effects on students' engagement and learning, and clear evidence of appropriation of scientific language was observed.pt_BR
dc.description.resumoA disciplina Física normalmente é motivo de desânimo para estudantes no ensino médio. É consenso entre professores que os educandos apresentam bastante desinteresse e falta de engajamento em relação à disciplina. Dessa forma, nesse trabalho de pesquisa desenvolvemos e testamos um produto educacional que é composto por atividades de ensino nas quais experimentos didáticos são utilizados como ferramentas para responder perguntas. No desenvolvimento de nosso produto educacional também utilizamos o Arduino para criar uma interface eletrônica que permite conectar sensores de temperatura e pressão ao computador, assim possibilitando a visualização, manipulação e armazenamento dos dados das medições. Esses recursos foram associados para criar situações em que os estudantes tenham a oportunidade de efetuarem medidas, representálas, analisá-las, discuti-las, e assim refletir sobre o que está acontecendo, de maneira que possam se sentir mais atuantes em relação ao conhecimento e ao conteúdo da disciplina. Nas atividades foram tratados temas pertinentes à Termodinâmica, relacionados aos conceitos de calor, temperatura e à 1ª Lei da Termodinâmica. Os resultados mostraram que as atividades tiveram efeitos positivos sobre o engajamento e aprendizagem dos estudantes, sendo que foram observados claros indícios de apropriação da linguagem científica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectFísica em tempo realpt_BR
dc.subjectArduinopt_BR
dc.subjectTermodinâmicapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherFisica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherTermodinâmicapt_BR
dc.subject.otherArduino (Controladores programáveis)pt_BR
dc.titleAprendizagem ativa em aulas de física: o uso do Arduino em experimentos de termodinâmicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Julio_Souza_dissertacao_com_produto_apendice.pdf4.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.